Detalhes

CAT Digital garante mais praticidade e economia aos profissionais

Publicado em 09 de julho de 2020 às 17:47, com última atualização em 14 de setembro de 2020 às 21:50



Agilidade, praticidade e economia. Esses são os principais benefícios que os profissionais do Crea-ES terão a partir da implantação da Certidão de Acervo Técnico (CAT) no formato digital. Será possível economizar tempo e dinheiro com o novo serviço, que já está disponível no site www.creaes.org.br. A solicitação da certidão permanece presencial, sendo que não será necessário retornar ao Crea-ES para retirar o documento, que ficará disponível on-line. 

Outras vantagens da CAT Digital: o profissional passa a ser o protagonista do processo, que será conduzido de forma on-line; é o próprio profissional que detém a posse e guarda do documento; a entrega da CAT pode ser feita no tempo e hora que o profissional desejar; não é necessário ir ao cartório para autenticar as cópias da CAT; e a comprovação de veracidade do documento se dará através de QR Code e do site do Conselho. 

O presidente em exercício do Crea-ES, engenheiro civil Ricardo Guariento, comemorou a implantação da nova ferramenta. “É com muita alegria que apresentamos mais essa facilidade para os nossos profissionais, que é a CAT Digital, que traz economia e comodidade. E isso é só o começo, outras melhorias estão sendo planejadas. Os profissionais podem ter certeza que estamos trabalhando para construir um Crea-ES melhor”, declarou. 

De acordo com o gerente de Tecnologia e Inovação do Conselho, Kleyson Musso, a CAT Digital trará um ganho muito grande para todos que utilizam o documento. 

"Era uma demanda que já vinha sendo esperada pelos profissionais. Eles agora passam a ser os mandatários do documento, que não ficará mais em posse da empresa para a qual o profissional prestou serviço. Como será digital, a CAT estará disponível o tempo todo, o que é mais uma facilidade, além da economia de tempo e dinheiro com serviços de cartório, que não serão mais necessários”, apontou Kleyson.

O analista de sistemas do Crea-ES, Jeferson de Carvalho, acompanhou o processo de elaboração da CAT Digital desde o começo. “Quando iniciamos a implantação de serviços on-line no site do Crea-ES, identificamos que o maior número de solicitações de serviço era o de Acervo Técnico, e desde 2016 temos trabalhado para facilitar esse processo. Com a CAT Digital, o profissional passa a ter acesso a seu acervo a qualquer tempo, sem necessidade de solicitar segunda via ao Crea-ES e sem custos adicionais”.

Para a gerente de Atendimento do Crea-ES, Rita de Fátima Souza Rosa, o serviço significa um avanço. “A CAT Digital, além dos benefícios quanto à praticidade, agilidade e economia, representa mais tranquilidade, pois possui uma chave de segurança (QR Code) que garante acesso exclusivo ao documento. E para efeitos de qualquer processo licitatório, a autenticidade do documento poderá ser verificada on-line, na área de serviços do site do Conselho, através do link ‘consulta pública’”, explicou Rita.

De acordo com o supervisor de Acervo Técnico do Crea-ES, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Ernani de Castro Gama, esse é o primeiro passo para o aperfeiçoamento desse serviço para os profissionais. “A implantação da Certidão de Acervo Técnico de forma on-line no Crea-ES representa um marco na história do Conselho, tendo em vista o fato de podermos prestar melhor esse serviço, de uma maneira mais rápida, fácil e segura para o profissional solicitante”, finalizou.


Clique aqui para voltar