Detalhes

Abertura da Semana do Engenheiro e da Engenheira debate acesso da mulher ao mercado de trabalho

Publicado em 10 de dezembro de 2019 às 16:34, com última atualização em 13 de dezembro de 2019 às 18:26

Proporcionando debate de questões de gênero e de acesso da mulher ao mercado de trabalho entre outras abordagens, a Semana do Engenheiro e da Engenheira teve início nessa segunda-feira (9/12) com a 4ª Reunião do Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica, realizado no auditório do Crea-ES.  

O evento reuniu profissionais que atuam em entidades de classe, associações, sindicatos, instituições de ensino, empresas da área tecnológica e todas as mulheres que compartilham do mesmo sentimento por mais direitos, valorização profissional e cidadania.

Na ocasião, a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, expressou sua satisfação e alegria com a abertura da Semana do Engenheiro e da Engenheira contar com a última reunião do Fórum de 2019. “Este movimento vem se consolidando não só junto às profissionais da área tecnológica, mas também a todas as mulheres que se unem em torno dos ideais de equidade, de valorização profissional e de mais oportunidades para todas nós”, ressaltou.

O primeiro dia desta edição do evento contou com a palestra “Conversa com Engenheiras – mãe, profissional, mulher: formas flutuantes de realização feminina”, ministrada por Malvine Zalcberg, pesquisadora, psicóloga, psicanalista e doutora em psicanálise. Durante a reunião do Fórum, a palestrante também lançou o livro “De menina à mulher”.

A palestrante destacou a importância do Crea-ES promover um espaço para falar com as profissionais sobre os desafios dos temas abordados no encontro. “A Semana do Engenheiro e da Engenheira com o Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica, reforça a relação engenheiro e engenheira para um ponto essencial, que ainda existem questões específicas das mulheres que devem ser consideradas. Com isso, falar com as engenheiras de que elas podem ser iguais aos homens na qualidade social e na igualdade salarial e de oportunidades, mantendo a singularidade”, disse.

Outras presenças

Representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a engenheira química Simone Baía, que também é diretora da Mulher da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), ressaltou que a pauta atinge várias instâncias da vida da mulher e sempre deve ser tratada na sociedade. “É uma ação que desde a campanha o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, buscamos viabilizar esse tema de debate de mulheres para o sistema que não se resume apenas em mercado de trabalho, com também de diferença salarial, feminicídio e de tudo que se refere às mulheres”, disse Simone, que representou o presidente do Confea, Joel krüger, no evento.

A engenheira química destaca ainda que atualmente no Espírito Santo modalidades da Engenharia possuem mais profissionais mulheres do que homens formados, como na Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, a Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitarista. “Há muito tempo esta pauta deixou de ser só feminina, é uma pauta da sociedade, que precisa entender que as atividades devem ser iguais e valorizadas da mesma forma. Precisamos tratar esse assunto no contexto geral, não apenas na questão técnica”, finalizou

Para a representante do coletivo de Mulheres do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES), engenheira florestal Daniele Neves Garcia, o intuito da palestra é trazer os temas da sociedade para dentro do Conselho. “É parte da iniciativa que a semana propõe com os temas atuais, sendo uma oportunidade de até mesmo inserir a família dos profissionais para crescimento conjunto”, relatou.

Semana do Engenheiro e da Engenheira

Com uma programação diversificada, envolvendo qualificação, conhecimento, valorização profissional e qualidade de vida, a Semana do Engenheiro e da Engenheira foi preparada para os profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.

O evento visa proporcionar o compartilhamento de conhecimentos e experiências, gerando possibilidades de integração entre profissionais, estudantes, entidades e instituições de ensino da área tecnológica. Participe!

CONFIRA AQUI a programação completa e faça sua inscrição!

Rodolfo Lopes

Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar