Detalhes

GT apresenta relatório parcial em Plenária do Crea-ES

Publicado em 13 de novembro de 2019 às 14:05, com última atualização em 13 de novembro de 2019 às 14:28

Os caminhos desenvolvidos na condução do GT “Elaboração de Perícias em Condomínios e Atribuição Profissional de Engenharia para o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo” foram apresentados por seu coordenador, o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Igor Trancoso Dadalto. A apresentação aconteceu durante a 1.068ª Sessão Plenária do Crea-ES, nesta terça-feira (12).

Integram ainda o GT o engenheiro mecânico Paulo de Tarso; a engenheira mecânica Larissa Bitencourt Pavan; o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Marcione Teixeira de Morais; o engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Sérgio da Silva Julio; o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Sérgio Augusto Costa; o Engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Rogério Ramos; o engenheiro de computação e de segurança do trabalho Chuber Rodrigues Garcia; o engenheiro civil Fernando Felz Ferreira; o engenheiro eletricista Heber Costa Beber; além dos convidados, os engenheiros civis Ricardo Guariento e Luiz Daniel Miranda de Oliveira.

De acordo com o coordenador, os trabalhos do GT estão avançados. “Apresentamos um relatório parcial, a partir do encaminhamento de algumas Câmaras, como Mecânica e Segurança do Trabalho, com as definições das atribuições profissionais de cada modalidade junto ao Corpo de Bombeiros”, destacou Igor.

Para ele, a expectativa é de que o relatório final seja apresentado na próxima Sessão Plenária. “Estamos desenvolvendo uma dinâmica no GT, de verificação das atribuições de cada modalidade nas Câmaras. Faltam apenas alguns detalhes para finalizar, que estão sendo resolvidos. O escopo básico já foi feito, até mesmo para atender às normas técnicas do Corpo de Bombeiros, com todas as medidas de segurança. Falta só as Câmaras verificarem, junto às suas modalidades, as atribuições de cada medida de segurança”, afirmou Igor.

Implantação

O GT “Elaboração de Perícias em Condomínios e Atribuição Profissional de Engenharia para o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo” foi instalado no dia 15 de julho desse ano. “Nosso foco é alinhar entendimento das atribuições das modalidades de engenharia nas inspeções prediais e nas medidas de segurança aplicadas em ações de prevenção e combate a incêndio e pânico”, explicou Igor Trancoso.

A capital Vitória, por exemplo, implementou uma nova legislação para perícias em condomínios. O fato é que sistemas e elementos construtivos necessitam de atividade de manutenção ao longo de sua vida útil, para garantirem condições de segurança, confiabilidade e o desempenho ideal para os quais foram criados. Acidentes provenientes de descuidos com a edificação podem ser evitados pela Inspeção Predial, o que garante a boa performance do prédio, a segurança e o conforto de seus usuários.

Já os acidentes com fogo podem trazer danos inestimáveis e irreversíveis: ferimentos graves, mortes, prejuízos ambientais, paralisação das atividades industriais e perda do patrimônio. A segurança contra incêndios é uma área ampla e em expansão. Os engenheiros de segurança do trabalho são fundamentais na implementação de rotinas e medidas que garantam uma proteção mais eficaz contra o princípio e a propagação do fogo em edificações.


Clique aqui para voltar