Detalhes

Fórum de Educação na Área Tecnológica promove integração do Sistema Profissional e Educacional

Publicado em 08 de novembro de 2019 às 17:55, com última atualização em 12 de novembro de 2019 às 12:12

As “Novas Diretrizes Curriculares Nacionais” foram o tema central do III Fórum de Educação na Área Tecnológica (FEAT). O evento promovido pelo Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) começou na última quarta-feira (6) e segue até este sábado (9). O objetivo é promover a integração do Sistema Profissional e o Sistema Educacional.

CLIQUE AQUI e acompanhe a transmissão do III Fórum de Educação na Área Tecnológica.

O FEAT é uma realização do Crea-ES por meio da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap-ES). O evento tem ainda o apoio institucional do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Secti), bem como do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Na abertura do encontro, a presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, destacou que o FEAT é fundamental no desenvolvimento da relação entre o Conselho e as instituições de ensino, bem como reforçou a importância do tema central.

“As mudanças promovidas recentemente pelo Conselho Nacional de Educação, vão impactar diretamente na formação dos novos profissionais”, disse Lúcia. “O crescimento de todos nós é fruto do conhecimento, que adquirimos principalmente através da compreensão de que a educação é, e sempre será a base de tudo”, complementou.

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, foi representado no FEAT pelo ex-coordenador da Comissão da Educação e Atribuição aos Profissionais (Ceap) do Confea, conselheiro federal e engenheiro civil Osmar Barros Júnior, que avaliou o evento positivamente. “Esse é o evento com mais profundidade organizado por todos os regionais que eu participei até hoje”, comentou.

Prestigiaram também a abertura do Fórum o diretor adjunto do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), engenheiro agrônomo Márcio Dias; a gerente de educação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Zilka Teixeira; assim como o diretor de desenvolvimento institucional do Centro Universitário Faesa, Erthelvio Monteiro Nunes Junior.

Debate

Na pauta do Feat o atual momento da educação na área tecnológica; bem como formação por competências, concessão de atribuições profissionais; qualidade do ensino na modalidade à distância e inovação tecnológica. 

O Coordenador da Comissão da Ceap do Crea-ES, engenheiro eletricista Eduardo Altoé, destacou a importância dos temas em pauta como, por exemplo, a formação por competência e concessão por atribuições. “Isso sempre foi um anseio do Crea. A formação e a habilitação sempre foram parceiras mas nunca realmente se juntaram. Então agora nós temos a oportunidade de juntar quem forma e quem habilita”, proferiu.

O FEAT finaliza sua programação neste sábado com um debate e um minicurso sobre criatividade.


Clique aqui para voltar