Detalhes

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), saiba mais sobre a campanha Setembro Amarelo

Publicado em 05 de setembro de 2019 às 12:09, com última atualização em 10 de setembro de 2019 às 17:47

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O número indica a importância da prevenção para reverter esse tipo de situação. Diante disso, o mês de setembro fomenta ações que buscam promover a saúde mental. O Crea-ES apoia a iniciativa a favor da vida.

A campanha “Setembro Amarelo” tem como principal objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Durante todo o mês, diversas organizações realizam ações com o intuito de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

No dia 10 de setembro é celebrado o “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio”. Nesse dia, são realizadas cerca de 600 atividades em 70 países do mundo a fim de salvar vidas. Em razão da data, o mês de setembro marca a campanha “Setembro Amarelo”. A cor simboliza a luz, o sol e a vida.

A Organização Mundial de Saúde estima que o suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo, entre jovens de 15 a 29 anos. Além disso, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano. Geralmente, aqueles que pensam em suicídio estão tentando fugir de uma situação da vida difícil, algo insuportável.

CLIQUE AQUI e saiba identificar uma pessoa que precisa de ajuda.

Fale com o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias em www.cvv.org.br. Se precisar conversar, ligue 188.

Um tema importante

Apesar da campanha ser apenas em setembro, é importante sempre falar sobre a prevenção do suicídio. Por isso, faça parte desta causa e ajude quem precisa. Para mais informações, acesse o site da campanha: https://www.setembroamarelo.org.br/

Lara Mireny

Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar