Detalhes

Livro sobre gestão ambiental destaca a importância da educação para transformação sustentável

Publicado em 17 de julho de 2019 às 17:24, com última atualização em 10 de outubro de 2019 às 10:57

O engenheiro florestal e ex-conselheiro do Crea-ES, Luiz Fernando Schettino, destaca a importância da educação como ferramenta para mudanças positivas nas iniciativas sustentáveis em seu livro recém-lançado, “Educação e Gestão Ambiental: Caminho da sustentabilidade no cotidiano da universidade”. A obra identifica como as práticas de sustentabilidade desenvolvidas no âmbito acadêmico contribuem para o progresso econômico da sociedade.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, prestigiou o lançamento do livro na Associação de Professores da Ufes (Adufes), realizado no dia 11 de julho. “É uma satisfação muito grande ter prestigiado o lançamento da mais recente obra do amigo Luiz Fernando Schettino. Mais uma grande contribuição deste notável profissional para o desenvolvimento sustentável e para a educação ambiental no Espírito Santo”, ressaltou.

O trabalho também foi apresentado para a presidente do Crea-ES no dia 15 de julho em agenda realizada na sede do Conselho. Na ocasião ainda, foram discutidas formas para o trabalho em conjunto entre o Conselho e instituições de ensino superior, órgãos públicos e empresas de iniciativa privada, visando construir ações socioambientais com o intuito de levar mais sustentabilidade e inclusão social ao modelo econômico atual.

Como instituição que atua na fiscalização do exercício profissional nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, o Crea-ES possui importante papel social na contribuição da construção do entendimento da sustentabilidade, colaborando com a universidade e todas as instituições de ensino para criação de projetos ambientais.

“O Crea-ES representa uma série de segmentos que são fundamentais para o meio ambiente, que envolvem reciclagem de materiais, universalização do saneamento básico, geração de energia renovável e utilização de energia solar em construções, proporcionando, assim, obras mais sustentáveis”, ressaltou Schettino.

Sobre o livro

A obra é uma pesquisa que visou entender o que pensa a comunidade acadêmica em termos de sustentabilidade e do papel da educação e da gestão ambiental. Além disso, o livro ressalta a relevância de desenvolver estratégias ecológicas e economicamente viáveis, diante da complexidade e do agravamento da degradação ambiental.

A publicação aborda possíveis práticas ecológicas a serem adotadas e consolidadas no meio universitário, contribuindo para ampliar o debate sobre sustentabilidade, educação e gestão ambiental entre os acadêmicos e a sociedade em geral. Com o intuito de incentivar comportamentos pró-natureza tanto da população em seu dia a dia, quanto de governantes, instituições e organizações, sejam públicas ou privadas em suas ações cotidianas.

“O objetivo da obra é proporcionar o conhecimento de questões sustentáveis em universidades e instituições de ensino superior, para terem políticas de gestão que as tornem conscientes em relação ao consumo de água e energia, coleta seletiva do lixo e todos os trabalhos que promovam ações sustentáveis no dia a dia”, enfatizou Schettino.

Sobre o autor

Luiz Fernando Schettino, professor titular do Departamento de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é engenheiro florestal, mestre e doutor em Ciência Florestal, especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação, licenciamento em Letras (Português/Inglês) e bacharel em Direito e especialista em Direito Processual.

Foi presidente da Associação de Engenheiros Florestais do Espírito Santo, diretor florestal do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas/ES, hoje Idaf, secretário estadual de Meio Ambiente, entre outros cargos.

Schettino também é autor de diversos livros na área de meio ambiente, sendo eles, Ecologia, política e desenvolvimento; Gestão florestal sustentável: um diagnóstico no Espírito Santo; Ideias – primeiros ensaios; Agricultura familiar e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável & florestas; Opiniões, propostas e idéias; Florestas e reflorestamento: informações básicas ao meio rural; Avaliação da gestão florestal no sul do Espírito Santo; e Escritos na Folha – propostas para a sustentabilidade.

Rodolfo Lopes
Unidade de Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar