Detalhes

Novos Grupos de Trabalho do Crea-ES debatem segurança das edificações e qualidade do ar

Publicado em 17 de julho de 2019 às 17:18, com última atualização em 22 de julho de 2019 às 14:16

Três novos Grupos de Trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) foram instalados na última segunda-feira (15/7). São eles: GT Elaboração de Perícias em Condomínios e Atribuição Profissional de Engenheiro para Corpo de Bombeiros, GT Tecnólogos e GT Poluição Atmosférica.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou da instalação dos GT’s e destacou que a atuação dos colegiados tem ligação com a segurança da população.  "Com a instalação desses três GT’s, o Crea-ES aprofunda sua contribuição no debate sobre questões inerentes ao dia a dia das pessoas", disse.

Cada Grupo de Trabalho é composto por conselheiros regionais ou profissionais do Crea-ES indicados pelo Plenário, com a finalidade de subsidiar os órgãos da estrutura básica e da estrutura de suporte estudando temas específicos, bem como fixar entendimentos e apresentar propostas. Nesta primeira reunião, os GT’s definiram os membros que serão responsáveis pela coordenação de suas atividades.

GT Elaboração de Perícias em Condomínios e Atribuição Profissional de Engenheiro para Corpo de Bombeiros

O Grupo de Trabalho Elaboração de Perícias em Condomínios e Atribuição Profissional de Engenheiro para Corpo de Bombeiros terá foco nas atividades de manutenção periódica e segurança das edificações.

O engenheiro mecânico e de segurança do trabalho Igor Trancoso Dadalto assumiu a coordenação do GT. A coordenação adjunta será da engenheira mecânica Larissa Bitencourt Pavan. “Nosso foco é alinhar entendimento das atribuições das modalidades de engenharia nas inspeções prediais e nas medidas de segurança aplicadas em ações de prevenção e combate a incêndio e pânico”, explicou Igor Trancoso.

A capital Vitória, por exemplo, acaba de implementar nova legislação para perícias em condomínios. O fato é que sistemas e elementos construtivos necessitam de atividade de manutenção ao longo de sua vida útil, para garantirem condições de segurança, confiabilidade e o desempenho ideal para os quais foram criados. Acidentes provenientes de descuidos com a edificação podem ser evitados pela Inspeção Predial, o que garante a boa performance do prédio, a segurança e o conforto de seus usuários.

Já os acidentes com fogo podem trazer danos inestimáveis e irreversíveis: ferimentos graves, mortes, prejuízos ambientais, paralisação das atividades industriais e perda do patrimônio. A segurança contra incêndios é uma área ampla e em expansão. Os engenheiros de segurança do trabalho são fundamentais na implementação de rotinas e medidas que garantam uma proteção mais eficaz contra o princípio e a propagação do fogo em edificações.

No Brasil, não há divulgação de dados oficiais de casos de incêndio, o que impacta e restringe sobremaneira a discussão e a elaboração de políticas públicas para enfrentamento do problema. Desde 2012, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB) monitora diariamente as notícias sobre os chamados “incêndios estruturais” no Brasil, ou seja, aqueles que ocorreram em diversos tipos de locais construídos e que poderiam ter sido contornados com o uso de sprinklers. É o caso de instalações industriais e comerciais, depósitos, bibliotecas, escolas, hospitais e hotéis, entre outros. CLIQUE AQUI e acesse dados.

GT Tecnólogos

O Grupo de Trabalho Tecnólogos iniciou novo ciclo de suas atividades. O objetivo do GT é debater as questões desses profissionais por meio de uma instância oficial do Conselho.

“A expectativa é dar continuidade ao trabalho que começou no ano passado. Dentre outros temas, vamos focar na fiscalização no transporte de rochas ornamentais”, apontou o tecnólogo em rochas Cássio Santos de Carvalho, que foi eleito coordenador do GT. “Planejamos ainda realizar encontros no interior do Estado para apresentar nossas atividades para os profissionais”, complementou.

A coordenação adjunta do GT será do tecnólogo Anderson da Silva Simões. Uma nova reunião do grupo está agendada para o dia 6 de agosto. São previstos cinco meses para finalização dos trabalhos.

GT Poluição Atmosférica

O Grupo de Trabalho Poluição Atmosférica terá foco na Região da Grande Vitória, área predominantemente urbana e que possui uma população de aproximadamente 1,5 milhões de habitantes (IBGE, 2009), o equivalente a cerca de 50% da população capixaba. Na primeira reunião do GT, o engenheiro florestal Lucas Souza Moraes de Jesus e a engenheira química Cintia Villa Bullus foram eleitos, respectivamente, coordenador e coordenadora adjunta. Uma nova reunião está agendada para o dia 6 de agosto. Os trabalhos têm previsão de serem finalizados em oito meses.

“Nosso objetivo é analisar, debater e apresentar soluções de Engenharia para melhoria da qualidade do ar da Grande Vitória. O Grupo irá estudar se os controles ambientais das empresas da Ponta de Tubarão possuem processos produtivos de modo a não impactar na qualidade do ar da Grande Vitória”, disse Lucas Souza.

Um Inventário de Fontes de Emissões Atmosféricas da Grande Vitória foi recentemente lançado pelo Instituto Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O levantamento considerou fontes emissoras de poluentes atmosféricos de diferentes tipologias, tais como as vias de tráfego, indústrias de diversos seguimentos, portos, aeroportos, emissões residenciais e comerciais, fontes naturais, dentre outras. CLIQUE AQUI para acessar a íntegra do estudo.


Clique aqui para voltar