Detalhes

Dia do engenheiro de minas (10 de julho): artigo destaca importância da mineração no desenvolvimento do Espírito Santo

Publicado em 09 de julho de 2019 às 18:35, com última atualização em 10 de julho de 2019 às 14:31

O Dia do Engenheiro de Minas é celebrado nesta quarta (10 de julho) e faz homenagem aos profissionais que se dedicam à pesquisa, exploração e aproveitamento dos recursos minerais. Para marcar esta data, confira artigo da Conselheira do Crea-ES, engenheira de minas e de segurança do trabalho Adriana Martins Di Spirito Rocha.

O Espírito Santo como referência nacional de mineração

A mineração compreende todos os processos e atividades industriais que têm por finalidade a extração de substâncias minerais do solo, a partir da perfuração ou contato com áreas de depósitos ou massas minerais das mesmas. Além disso, é ligada diretamente com as questões de crescimento e desenvolvimento do País. É uma atividade milenar que sempre foi e será fundamental para o desenvolvimento da sociedade, principalmente no caso do Brasil que, além de ser um país de dimensões continentais e geologicamente privilegiado, tem grande disponibilidade de recursos naturais e uma zona territorial muito grande, onde a atividade se torna grande personagem nesse contexto, em função do potencial do solo nacional, caracterizado por seu diferencial e riqueza.

A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira. É indispensável para a manutenção do nível de vida e para o avanço da modernidade e tecnologia. Importante fonte de renda, equilibra os índices de crescimento do País em grau bastante significativo. A atividade se apresenta como um suporte financeiro e econômico que ajuda a alavancar a economia brasileira, refletindo também na movimentação do mercado de trabalho, contribuindo para a criação de inúmeros empregos diretos e indiretos, justamente por oferecer matéria prima para variadas modalidades da indústria.

E grande parte dessa conquista é impulsionada pelo mercado capixaba. O Espírito Santo possui o maior parque industrial brasileiro, com mais de 90% dos teares multifios em funcionamento e coloca o Brasil entre os maiores na produção e exportação de mármore e granito. Esta atividade é um cartão de visitas para nosso Estado e para o Brasil no exterior, sendo responsável por mais de 80% das exportações e 10% do PIB capixaba, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. O Estado mantém a liderança brasileira em produção, processamento, beneficiamento e exportação de rochas ornamentais.

E um dos profissionais habilitados para o setor minerário é o engenheiro de minas. Ele trabalha na prospecção, (busca de jazidas), na lavra (extração de minérios) e no beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído). É um profissional de suma importância, pois estima o tamanho das reservas e a qualidade do minério.

É o engenheiro de minas que estuda a viabilidade técnica e econômica da exploração, elabora e executa o projeto de extração, escolhendo equipamentos e dimensionando os recursos humanos e materiais necessários, além dos impactos causados. Isto porque a legislação ambiental exige que se atue tendo em mente a redução do impacto da exploração de recursos minerais sobre o meio ambiente.

Sem deixar de mencionar que, no Estado do Espírito Santo, já contamos com faculdade de Engenharia de Minas no IFES de Cachoeiro do Itapemirim. Também é preciso destacar os acordos de cooperação técnica assinados entre a atual Agência Nacional de Mineração com o Sistema Confea/Crea, em outubro de 2018, e com o Crea-ES, em fevereiro de 2019. O Estado foi o segundo no País a celebrar tal termo.

Esse acordo de cooperação deverá ser desenvolvido mediante a troca de informações recíprocas sobre as ações das empresas e dos profissionais que atuam na atividade mineral. O objetivo é desenvolver ações integradas, voltadas para dinamizar e aprimorar a fiscalização do exercício profissional da modalidade de Geologia e Engenharia de Minas e da atividade mineral, no âmbito de suas atribuições em todo o território nacional, com observância da legislação aplicável vigente.

O setor da mineração não anseia a mudança de regras de forma que se torne o controle ambiental e minerário mais permissivo.  O que se tornam necessárias são as mudanças que permitam maior segurança jurídica e agilidade nos processos. Uma desburocratização da atividade minerária, que torne todo o procedimento de obtenção de títulos mais ativo, competente e econômico.

Atualmente no Espírito Santo, os profissionais engenheiros de minas, podem contar com o apoio do  Crea-ES, que possui em seu organograma a Coordenadoria Especializada em Engenharia Química, Geologia e Minas (CEEQGM), bem como o GT da Geominas ( Geologia e Minas). A Associação Capixaba dos Engenheiros de Minas (Acemin) também atua no Estado e defende a valorização da categoria, bem como se manifesta contra editais com valor do piso salarial abaixo do mínimo profissional, além de promover palestras, cursos, eventos, visitas técnicas, reuniões com órgãos estaduais, federais, dentre outros. Todas essas ações contribuem para o enriquecimento desta área no Estado.

Adriana Martins Di Spirito Rocha
Eng de minas e de Seg do Trabalho
Rep. do Plenário do Crea-ES, na CCEGM
Conselheira do Crea-ES na CEEQGM
Coordenadora GT da Geologia e Minas no Crea-ES



Clique aqui para voltar