Detalhes

Crea-ES lança Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica

Publicado em 04 de julho de 2019 às 12:44, com última atualização em 15 de julho de 2019 às 14:35

O Crea-ES lançou nesse sábado (6/7) o Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica durante a programação do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). O evento foi realizado no auditório do Sebrae, em Vitória.

O objetivo do Fórum será fomentar políticas institucionais e sociais voltadas para o público feminino, bem como estimular discussões de igualdade de gênero e paridade salarial, com intervenções no âmbito dos poderes municipal, estadual e federal.

Participação

A tecnologia trouxe benefícios e oportunidades incontestáveis para a sociedade. No entanto, as mulheres estão insuficientemente representadas na área tecnológica. De acordo com os últimos dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apenas 18% dos profissionais registrados no sistema Confea/Crea são mulheres. Diante disso, o Crea-ES percebeu a necessidade de lançar o Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica.

Leia mais sobre o percentual de mulheres registradas no sistema Confea/Crea.

Em 59 anos de existência, a engenheira civil Lúcia Vilarinho é a primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo. Segundo a presidente, esse é o momento ideal para trabalhar a ampliação da participação feminina. “O fórum vai conseguir avançar nas discussões que visam ampliar a participação feminina na área tecnológica”, disse.

A vice-governadora Jaqueline Moraes participou do lançamento do Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica e destacou a posição da engenharia civil Lúcia Vilarinho no Crea-ES.

“Como vice-governadora estou tendo a oportunidade de escrever a história do Espírito Santo, já que sou a primeira mulher a ocupar este espaço, assim como a Lucia Vilarinho, aqui presente, que é também a primeira mulher a ocupar a presidência do Crea-ES. Isto é importante porque incentivamos e damos visibilidade para que mais mulheres se sintam empoderadas a ocuparem seu lugar de fala”, ressaltou.

Confira o artigo da presidente do Crea-ES sobre "Harmonia de gênero na área tecnológica".

Para celebrar um futuro em que a tecnologia crie vastas oportunidades para as mulheres desenvolverem papéis ativos no mercado de trabalho, o Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica incluiu profissionais femininas do âmbito da Engenharia, da Agronomia e das Geociências a fim de avançar o alcance da igualdade.


Clique aqui para voltar