Detalhes

Palestra aborda a Legislação Minerária e projetos técnicos do setor

Publicado em 19 de junho de 2019 às 13:31, com última atualização em 28 de junho de 2019 às 18:30

Engenheiros de minas, estudantes e demais profissionais do setor mineral participaram da palestra “Projetos Técnicos voltados para Engenharia de Minas no âmbito da Legislação Minerária”. Com o objetivo de aprimorar a apresentação de projetos, a palestra abordou tópicos e conceitos da legislação minerária.

O evento realizado quinta-feira (13) no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (Cres-ES). Trata-se de uma ação da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (Mútua-ES), Associação Capixaba dos Engenheiros de Minas (Acemin), bem como do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) e Crea-ES.

Na ocasião, foi apresentada a elaboração de um Plano de Aproveitamento Econômico com base na legislação. Além disso, os procedimentos necessários com vista à obtenção da Portaria de Lavra e as boas práticas da engenharia também foram assuntos que estiveram em destaque.

O palestrante especialista em recursos Minerais na Agência Nacional de Mineração no Estado do ES (ANM), Engenheiro de Minas João Antônio Vasconcelos, ressalta que a função do evento foi padronizar a apresentação dos projetos na ANM. “É importante divulgar as boas práticas no mercado, visando uma elaboração de projetos nos moldes da engenharia de minas”, comunica.

Profissionais

Para o diretor de formação do Senge ES, Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Rogério Nascimento Ramos, o evento foi, sobretudo, uma confraternização entre profissionais. “Trata-se de um inter-relacionamento, ou seja, um intercâmbio entre pessoas da área”, explica.

Segundo o diretor de formação do Senge ES, há uma considerável carência em relação ao conhecimento de normas, legislações e procedimentos. Dessa forma, a ideia da palestra é unir as pessoas a fim de debaterem um assunto em comum. “Quem sabe não sai uma parceria profissional ou a ampliação de uma informação com grande relevância para o Estado ou país”, expressa. 

A Conselheira da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas do Crea-ES, Engenheira de Minas e Segurança do Trabalho Adriana Martins Di Spirito Rocha, destaca a importância da palestra tanto para os profissionais que são do setor minerário, quanto para os empresários. “É necessário que todos fiquem atentos as mudanças do setor, como a atualização do Código de Mineração”, disse.

O Engenheiro de Minas João Antônio Vasconcelos, acredita que o novo decreto do regulamento do Código de Mineração causou impacto na área. “Com base em determinadas resoluções, alguns aspectos do setor minerário irão mudar”, conclui.

CLIQUE AQUI e leia mais sobre Atualização do Código de Mineração

Lara Mireny

Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar