Detalhes

Artigo defende evolução em busca de uma sociedade e modos de produção sustentáveis

Publicado em 05 de junho de 2019 às 16:18, com última atualização em 07 de junho de 2019 às 15:57

ARTIGO: 5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente

O engenheiro como agente do desenvolvimento sustentável

Por Marianna Barcelos*

Em 1972 durante uma Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o objetivo de trazer uma reflexão acerca dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, a data é um marco para conscientização mundial sobre a relevância e a responsabilidade de cuidarmos do Planeta.

Hoje, após 47 anos, instituíram-se leis, resoluções e políticas ambientais, bem como modernizações nos processos produtivos e desenvolvidas novas tecnologias de controle e monitoramento ambiental. Tais melhorias nos processos são cada vez mais fundamentais para a sustentabilidade do modo de vida de toda a população do Planeta, que hoje não é capaz de regenerar os seus recursos naturais na mesma velocidade em que demandamos. Com o crescimento da população e dos níveis de consumo, o Banco Mundial estima que em 2050 cheguemos a 9,6 bilhões de pessoas e que sejam necessárias quase três Terras para sustentar o nosso atual estilo de vida.

É imprescindível sensibilizar e incentivar as pessoas para promoverem ações que visem controlar os problemas ambientais, além de ressaltar a importância da preservação e de novas iniciativas como reuso dos recursos hídricos e a reciclagem. É fundamental discutirmos sobre o modo em que atuamos no dia a dia e como nossos hábitos podem alterar o meio ambiente. Nós, consumidores, temos um grande poder para contribuir com a sustentabilidade do Planeta, por meio de escolhas cotidianas podemos reduzir os impactos negativos na comunidade em que vivemos. Ao consumir, temos o importante poder de escolha, optando por comprar de uma empresa que polui menos demonstramos às demais empresas, e pessoas, que poluir não é aceitável.

O trabalho do Engenheiro Ambiental é contínuo e amplo, somos profissionais multidisciplinares e preparados para trabalhar com as interações entre o meio ambiente, sociedade e setor industrial. É fundamental manter o que já foi conquistado, lutar contra retrocessos, e evoluir visando a sustentabilidade.

Que nós, Engenheiros Ambientais, possamos contribuir no combate à poluição atmosférica e ajudar a sociedade a refletir cada vez mais sobre a importância da preservação do meio ambiente, recursos hídricos e solo. Renovando a cada dia a nossa consciência, atuando como agentes multiplicadores, com ética e responsabilidade ambiental, trazendo para a nossa sociedade possibilidade de promover de fato o desenvolvimento sustentável.

*Marianna Barcelos

Engenheira ambiental e de segurança do trabalho. Possui especialização em educação profissional e tecnológica. Atualmente é presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES). Já atuou com remediação de áreas contaminadas e monitoramento ambiental ambiental, atualmente e analista de qualidade e auditora ambiental.


Clique aqui para voltar