Detalhes

10º CEP: Apresentação

Publicado em 02 de maio de 2019 às 16:25

A cada triênio, o Crea-ES realiza os Congressos Microrregionais e o Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Esses eventos precedem a realização Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

O Congresso dos Profissionais e os Encontros Microrregionais promovem maior integração do Sistema Confea/Crea com a sociedade, por meio da apresentação de propostas dos eixos temáticos, indicados pelo Confea.

Trata-se de um espaço para discussão e apresentação de propostas políticas, estratégias e planos de ação, programas de atuação, bem como é a oportunidade de afirmar o papel dos profissionais da área da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia no desenvolvimento nacional.

Etapas:

1ª ETAPA: Congressos Microrregionais: Etapa inicial do debate. Os Encontros Microrregionais são oportunidade de ouvir e debater com profissionais de todas as regiões do estado. Esses eventos precedem a realização dos Congressos Estaduais de Profissionais. O objetivo é apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que favoreçam a discussão. As propostas aprovadas nessa fase serão apresentadas no Congresso Estadual de Profissionais.

Nestas reuniões também são escolhidos os delegados, profissionais que representarão cada Inspetoria na etapa Regional. Conforme o regulamento, podem se candidatar a delegados os profissionais que apresentarem propostas de melhorias ao Sistema Profissional nas Microrregionais, que estejam em dia com a anuidade 2019 e que não tenham infrações ao Código de Ética Profissional nos últimos 5 (cinco) anos.

2ª ETAPA: CEP – Congresso Estadual de Profissionais: O 10° CEP será realizado no dia 6 de julho, em Vitória (ES). Nessa etapa ocorre a apresentação e aprovação das propostas que foram previamente analisadas nos Congressos Microrregionais que, após aprovação, seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP). Neste etapa são escolhidos os delegados para o CNP.

3ª ETAPA: CNP – Congresso Nacional de Profissionais:

Também realizado a cada três anos, o Congresso Nacional de Profissionais (CNP) é um fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O 10º CNP acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Palmas (Tocantins). Nesta última etapa serão reunidas todas as propostas dos Estados e do Distrito Federal, que serão submetidas à aprovação pelas delegações dos Conselhos Regionais de todo o país. Veja mais informações: www.cnp.org.br.


Clique aqui para voltar