Detalhes

Plenário aprova regimento interno do 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP)

Publicado em 24 de abril de 2019 às 17:39, com última atualização em 26 de abril de 2019 às 20:48

O Regimento Interno do 10º Congresso dos Estadual de Profissionais (CEP) foi aprovado por unanimidade pelos Conselheiros durante a 1059ª Sessão Plenária Extraordinária do Crea-ES, realizada nesta terça (23).

O Congresso Estadual de Profissionais e os Encontros Microrregionais são espaços de discussão e transformação do funcionamento e das ações do Sistema Confea/Crea. As propostas tiradas nos microrregionais são levadas e debatidas no encontro estadual (CEP). Posteriormente, os Creas de cada estado levarão suas proposições ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP).

O coordenador da Comissão Temporária Organizadora e Realizadora Regional (COR) do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) do Crea-ES, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Rogério Nascimento Ramos, foi o relator da matéria na Plenária. O coordenador da COR destaca a importância do regimento e da participação dos profissionais nos eventos.

“O regimento interno é balizador, congrega as diretrizes, normatizações e critérios que serão adotados e segue as parametrizações do Confea”, explicou. “Todos estão convidados a participar dos nossos Encontros Microrregionais e do Congresso Estadual!”, complementou. 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre os encontros microrregionais, o Congresso Estadual e Congresso Nacional de Profissionais. Confira o calendário, conheça os eixos temáticos e participe!

SEEA: 61 anos

Durante a Plenária, o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) e do Grupo de Trabalho Agrotóxicos do Crea-ES, Engenheiro Agrônomo Rosemberg Bragança, destacou os 61 anos de atividade da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA).

A SEEA é uma instituição civil, sem fins econômicos, declarada de utilidade pública pela Lei Estadual nº 3.970 de 24/11/1987 e que, no dia 23 de abril de 2019, completou 61 anos de atividade institucional. Rosemberg falou sobre a importância dessa entidade que atua pelo desenvolvimento da classe agronômica, do setor agropecuário e florestal, do meio ambiente e da sociedade.

O coordenador da CEAGRO ressaltou ainda que o agronegócio contribui significativamente para o desempenho positivo da economia capixaba. Com uma taxa de crescimento acumulada de +40,7%, a agricultura foi o setor que mais colaborou para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo no ano passado.

“A agricultura capixaba cresceu dentro da tecnologia, melhoramento genético e sistema de irrigação, tudo isso com apoio da SEEA, que congrega os engenheiros agrônomos”, disse Rosemberg. 

Novas diretrizes Curriculares para os cursos de engenharia entram em vigor

A conselheira do Crea-ES e coordenadora adjunta da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap-ES), engenheira química Iara Pinheiro, destacou em Plenário a efetivação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

O Ministro da Educação, Abrahan Weintraub, homologou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de engenharia. A última diretriz da área estava em vigor desde 2002. As novas normas entraram em vigor no último dia 22 de abril de 2019, data de sua publicação no Diário Oficial da União.

As novas DCNs têm como finalidade ajustar a estrutura dos cursos de graduação para formar engenheiros capazes de enfrentar os desafios da atualidade. As instituições de ensino terão o prazo de três anos para se adequar a legislação.

“A carga horária mínima de 3.600 horas foi mantida e garante que os profissionais tenham uma formação de acordo com as responsabilidades exigidas em suas profissões. As novas diretrizes contemplam ainda metodologias ativas de ensino. Ou seja, o conteúdo não vai ficar apenas no quadro negro. São novas formas de aprendizado que são fundamentais para qualidade dos cursos e no atendimento dos anseios de uma geração que aprende de novas maneiras”, explicou.

Antes das novas DCNs, a graduação em engenharia era pautada na formação por conteúdo, em sua maioria, teórico. Por conta disso, muitos dos engenheiros recém-formados chegavam ao mercado de trabalho apenas com conhecimentos adquiridos nas salas de aulas e experiências práticas realizadas nos laboratórios da universidade.

As atualizações propostas têm como objetivo a flexibilização do curso, possibilitando a implementação de práticas inovadoras. O objetivo é tornar o curso mais dinâmico e prático, fornecendo ao aluno uma metodologia de ensino ativa, voltada em projetar soluções para problemas reais desde o primeiro ano de graduação.

Leia também:

Crea-ES debate aperfeiçoamento das novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia com o Conselho Nacional de Educação

Confea contribui para a reforma das Diretrizes Curriculares da Engenharia


Por Flávio Borgneth

Comunicação Crea-ES

Com informações de Confea e Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil)


Clique aqui para voltar