Detalhes

Estudantes de engenharia participam da 1ª visita técnica à ArcelorMittal

Publicado em 11 de abril de 2019 às 14:56, com última atualização em 11 de abril de 2019 às 15:53

Nessa quarta (9), estudantes de engenharia química visitaram a usina de produção de aço ArcelorMittal Tubarão, no Polo Industrial Tubarão, localizado na Serra. Trata-se de mais uma iniciativa do projeto “Da Sala de Aula para o Mercado de Trabalho”, ação do Crea-ES que possibilita aos alunos conhecer o mercado de trabalho, bem como áreas e obras de engenharia.

A unidade Tubarão faz parte do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do mundo. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Laminador de Tiras a Quente (LTQ), área responsável pela fabricação de bobinas comercializadas para os mercados interno e externo. Além disso, acompanharam a linha de produção de aços e a história da empresa.

A visita contou com a participação da integrante da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas, engenheira química e de segurança do trabalho Cintia Villa Bullus. Entre os assuntos apresentados, a engenheira destacou o novo projeto de dessalinização da água do mar, visto que será uma importante fonte alternativa ao consumo de água doce do Rio Santa Maria da Vitória. Para ela, a visita foi de suma importância para os estudantes. “Visitar a ArcelorMittal é importante porque é uma das principais usinas de referência de produção siderúrgica no país e no mundo. É interessante que novas visitas aconteçam para dar oportunidades a outros alunos”, disse.

LEIA MAIS sobre o projeto de dessalinização da água do mar.

Oportunidade

No fim da visita, os alunos de engenharia receberam orientações de como fazer parte do processo seletivo na unidade de Tubarão. As visitas técnicas, além de oferecer ao futuro engenheiro a construção para a formação de uma excelência profissional, proporcionam um network, isto é, uma relação com empresários e empreendedores. Desse modo, os estudantes têm a oportunidade de conquistar vagas de estágio, emprego e serem inseridos no mercado de trabalho.

O estudante de Mestrado em Controle e Automação do Ifes Rodrigo Contarato, participou do evento e ressaltou a importância de orientações sobre processo seletivos em locais renomados como na ArcelorMittal Tubarão. “É bastante proveitoso, deixa o visitante atualizado”, comentou.

Lara Mireny

Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar