Detalhes

Crea-ES, Governo do Estado e entidades da área tecnológica irão integrar comitê para debater obras públicas no ES

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 15:11, com última atualização em 21 de fevereiro de 2019 às 11:09


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) foi convidado a integrar um comitê para discutir obras públicas no Estado. O convite foi feito oficialmente nesta quinta (14), durante a apresentação dos planos de investimento do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes).

O evento foi realizado no auditório do Crea-ES. O Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo (Sindicopes), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - Regional Espírito Santo (Sinaenco-ES) também participaram da agenda, bem como também irão integrar o comitê.

União pela engenharia

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, abriu o evento e falou da importância da parceria entre entidades, setor público e privado em prol do desenvolvimento do estado. “É uma alegria receber os profissionais, setor público e empresas para debater a engenharia no Espírito Santo. Hoje fortalecemos a união pela engenharia, um passo importante para todos os engenheiros”, destacou.

Fusão e comitê

No evento desta quinta, o Diretor-geral do DER-ES, engenheiro civil Luiz Cesar Maretto, apresentou uma relação de obras estratégicas do órgão. São previstos em torno de R$ 3 bilhões em investimentos. O planejamento apresentado inclui a previsão da fusão do Iopes com o DER-ES.

Segundo Maretto, o objetivo é adequar a estrutura organizacional, otimizar o uso dos recursos e gestão de ativos, bem como aumentar a assertividade do planejamento das obras em termos de prazo, custo e qualidade. A criação do comitê para discutir obras públicas também foi anunciada.

“O Crea-ES é a casa do engenheiro, por isso viemos aqui dizer aos engenheiros o que pretendemos iniciar neste ano com investimento e com a fusão dos dois órgãos, Iopes e DER-ES.”, disse. “Vamos criar ainda um comitê para discutir obras públicas. O Crea-ES vai participar conosco. Temos que andar cada vez mais juntos”, complementou. 

Sindicatos apóiam comitê

O presidente do Sindicopes, engenheiro mecânico José Carlos Chamon, reforçou que a criação do comitê irá catalisar o desenvolvimento. “Entidades, sindicatos, conselhos, tribunal de contas e ministério público precisam andar juntos. Isso democratiza, dá transparência ao processo e vai impulsionar o desenvolvimento”, frisou. 

O presidente do Sinaenco, engenheiro civil José Maria Oliveira Filho, avalia que “a criação desse comitê para debater os novos projetos, em conjunto com Crea-ES e Poder Público, irá auxiliar na resolução de gargalos e geração de empregos”.

Já o presidente do Sinduscon-ES, engenheiro civil Paulo Baraona, destacou que as reuniões desse colegiado devem começar no próximo mês. “Vamos iniciar as reuniões no início de março. Será um grupo com entidades de classe de engenharia, setor produtivo, Governo do Estado e Procuradoria Geral do Estado”, explicou.

Parceria

O evento desta quinta foi uma realização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado do Espírito Santo (Sindicopes), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES) e Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - Regional Espírito Santo (Sinaenco-ES). 

Flávio Borgneth

Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar