Detalhes

Crea-ES participa de seminário de comunicação institucional do Confea

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 18:08

Com a proposta de debater estratégias de comunicação e marketing e ampliar o diálogo com os profissionais e a sociedade, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) promoveu o Seminário de Comunicação Institucional em Brasília, nos dias 7 e 8 de fevereiro. A agenda foi uma oportunidade de integrar os profissionais de comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua. O assistente de comunicação do Crea-ES, jornalista Flávio Borgneth, participou do evento.

A programação do seminário foi iniciada com a palestra “O Futuro da Comunicação” – cada vez mais veloz e diversificada pela tecnologia – apresentada pelo publicitário e empresário da área de comunicação contemporânea Rafael Martins. O tema que abordou a evolução da comunicação provocada pela revolução tecnológica, atraiu a atenção dos cerca de 70 participantes.

Além de “O Futuro da Comunicação”, outros assuntos foram fundamentais para o debate. A assessora da Superintendência de Estratégia e Gestão e especialista em Coaching, Rosangela Simonetti, falou sobre a importância da governança, uma vez que esse é um mecanismo que compreende a liderança e auxilia o indivíduo a atingir metas. A comunicação, portanto, proporciona relacionamentos entre a instituição e a sociedade.

Já a gerente de Desenvolvimento Institucional do Confea, Polyana Zeller, ministrou a palestra “Orientações para elaboração de plano de trabalho para o Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Comunicação (Prodacom)”, sobre a produção, veiculação de campanhas institucionais e editoração de publicações técnicas de interesse do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A empresa Clara Digital apresentou a palestra “Diálogo ente a instituição e o público-alvo nas plataformas digitais – Produção de conteúdo focado no público-alvo e interação/moderação nas plataformas”. Aspectos teóricos e práticos da atuação da empresa, identidade visual, segmentação de público, mensuração, interação e dados sobre o incremento do acesso e engajamento do público no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Soudcloud foram pontos comentados.

Os comunicadores foram recebidos pelo vice-presidente do Confea, engenheiro elétrico Edson Delgado, o qual representou o presidente Joel Krüger. Edson Delgado recordou o trágico acontecimento em Brumadinho que sucedeu o seminário, e assegurou que a “Comunicação é fundamental para o diálogo com a sociedade”. Segundo ele, a divulgação “precipitada de informações coloca muitos profissionais como se fossem culpados sem a devida apuração dos fatos". “Temos que ter prudência para garantir a manifestação de todos”, aconselhou.

Protagonistas

A diretora administrativa da Mútua, engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo declarou que os comunicadores são os protagonistas da Comunicação do Sistema. Ex-presidente do Crea-PB, parabenizou o Confea e ressaltou a importância que é sintonizar o Conselho com a pauta nacional da Unidade de Ação Confea/Crea e Mútua.

O presidente da Federação de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Marco Aurélio Braga disse que o caminho para alcançar os jovens engenheiros é a comunicação. No entanto, um dos principais desafios é integrar os futuros profissionais ao Sistema. 

Ações

Durante os dias de seminário, propostas foram apresentadas. Uma delas foi o Plano de Comunicação do Confea 2018/2020 (PL 1.331/2018), que, de acordo com o documento oficial, tem como objetivo formalizar o processo de comunicação institucional, identificando e aperfeiçoando os canais, definindo os públicos, a periodicidade da informação e a qualificação dos conteúdos. Desse modo, ele estabelece diretrizes, objetivos e estratégias para a prática da comunicação.

Além disso, foi exposto também a Política de Concessão de Patrocínio (PL 1106/2018). A gerente de Planejamento e Gestão, arquiteta e coordenadora da iniciativa Prícila Fraga, aproveitou para explicar ao profissionais dos Creas sobre a concessão de patrocínio que envolve várias áreas do Conselho. “Essa iniciativa visa divulgação da marca, fortalecimento da imagem institucional e desenvolvimento do Sistema Confea/Crea, entre outros princípios”, pronunciou.

Mútua

Os comunicadores tiveram a oportunidade de conhecer o programa Divulga Mútua que permite aos Creas e às entidades de classe do Sistema fazerem divulgação institucional por meio de parceria com a Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea.

A gerente de Comunicação da instituição, jornalista Meg Vicente revelou que a ação prevê bons resultados. “A iniciativa prevê, por exemplo, linhas de recursos para os Creas elaborarem campanhas de valorização da ART e de divulgação da Mútua para inspetorias e entidades, públicos considerados importantes por serem formadores de opinião e divulgadores da marca”, comentou. Meg ainda falou de duas linhas de recursos especificas para os Creas para campanhas de valorização da ART e para divulgação da Mútua para inspetores e entidades. “Disponibilizamos ainda para os Creas peças publicitárias para redes sociais nomeadas como “Divulga ART”, disse.

Texto: Comunicação Confea


Clique aqui para voltar