Detalhes

Crea-ES defende manutenção preventiva de Pontes na Grande Vitória

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 17:38, com última atualização em 15 de fevereiro de 2019 às 19:12

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) participou nesta segunda (11) de reunião extraordinária da Comissão de Infraestrutura da Assembléia Legislativa (Coinfra). O encontro foi realizado na Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), localizada em Vitória.

Na ocasião, ações de reparo e manutenção da Segunda Ponte foram apresentadas. O Dnit e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-ES) anunciaram a realização de processos licitatórios para manutenção preventiva da estrutura que tem responsabilidade compartilhada – o trecho entre a Rodoviária de Vitória e as alças de acesso a Cariacica são de responsabilidade do Dnit, enquanto o trecho entre os acessos a Cariacica e a Avenida Carlos Lindemberg é administrado pelo DER. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Em defesa da manutenção

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho (foto), participou da agenda. Em sua fala, reforçou que o Conselho permanece à disposição dos órgãos envolvidos no sentido de contribuir no que for necessário, dentro de suas competências legais, para a qualidade e a segurança das obras e serviços de engenharia em defesa da sociedade.

A presidente destacou ainda a importância de se contratar profissionais e empresas habilitados para proporcionar qualidade, segurança e economia nos empreendimentos. Além disso, defendeu a necessidade de manutenção periódica e preventiva nas obras e serviços de engenharia. “Toda obra precisa de manutenção preventiva. Sem manutenção os custos e riscos acabam ficando maiores”, disse a presidente.

Parceria

A presidente do Crea-ES, reforçou ainda o desejo de firmar parcerias em 2019. “Neste ano objetivamos fazer um termo de cooperação técnica com o máximo de órgãos públicos. Temos que nos ajudar, inclusive na fiscalização. A missão do Crea é fiscalizar que os serviços e obras de engenharia sejam executados por profissionais habilitados”, disse.

Entenda

Atendendo a uma demanda da Comissão de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano e Regional, de Mobilidade Urbana e de Logística da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, o Grupo de Trabalho (GT) de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Crea-ES realizou visita técnica na Segunda Ponte de Vitória. A operação foi feita por meio do Convênio de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

Um Relatório de Constatação da Segunda Ponte de Vitória foi produzido pelo GT de Infraestrutura e Mobilidade Urbana do Crea-ES em dezembro de 2017. O documento foi entregue à Coinfra para os devidos encaminhamentos aos responsáveis pela manutenção da ponte. O colegiado, então, enviou uma cópia do parecer técnico ao Ministério Público Federal que, no dia sete de fevereiro deste ano, instaurou inquérito para investigar a falta de manutenção na Segunda Ponte.

Com informações de Guto Neto e WebAles

Fotos: Bruno Fritz


Clique aqui para voltar