Detalhes

No Dia do Engenheiro Civil, Crea-ES inicia trabalhos do GT de Inspeção Predial Urbana

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 12:15, com última atualização em 29 de outubro de 2018 às 16:45

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) iniciou os trabalhos do Grupo de Trabalho de Inspeção Predial Urbana nesta quinta-feira (25). O GT, que foi oficializado pela decisão plenária da 1.045ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-ES, objetiva debater temas ligados à segurança de edificações.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou da abertura dos trabalhos e destacou que a vistoria das edificações influencia diretamente no estado de conservação e funcionamento dos edifícios, bem como beneficia proprietários e moradores.

“É significativo que, no Dia do Engenheiro Civil, estejamos iniciando as atividades desse GT. Os sistemas e os elementos construtivos necessitam de atividade de manutenção ao longo de sua vida útil, para garantirem condições de segurança, confiabilidade e o desempenho para os quais foram criados. Acidentes podem ser evitados com medidas preventivas, como no planejamento que se inicia com a Inspeção Predial”, explicou Lúcia.

O GT é composto por conselheiros do Crea-ES, bem como por profissionais de engenharia convidados. São peritos nas áreas de engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica e engenharia de segurança do trabalho.

Na pauta da reunião de instalação a definição de plano de trabalho e escolha de coordenadores. O conselheiro do CreaES, engenheiro civil Ricardo Lima Guariento, foi eleito coordenador e o conselheiro do Crea-ES. O conselheiro do Crea-ES, engenheiro mecânico e  Fábio Calmon Mantovanelli, será o coordenador adjunto. 

“A Lei Municipal foi votada e aprovada, mas ainda não foi promulgada. Entendemos que o trabalho de inspeção predial em prédios públicos e particulares é de suma segurança para população. Esse GT tem intuito de consolidar essa Lei, fazer com que essa Lei aconteça. Para haja uma fundamentação legal de cobrança tanto da sociedade, quanto do Crea”, disse Ricardo Guariento.

Lei Municipal

Várias cidades brasileiras já possuem o seu Decreto ou Lei que prevê a obrigatoriedade de realização da Inspeção Predial. Em Vitória a Lei nº 8.992, de 22 de agosto de 2016, foi aprovada pela Câmara de Vitória e aguarda sanção do Executivo da capital. 

A legislação obriga os responsáveis pelas edificações situadas na capital capixaba a fazerem manutenção e inspeções nas construções a cada cinco, três ou dois anos, de acordo com a data de expedição do Alvará de Habite-se.

De acordo com a legislação, o laudo de inspeção predial e as manutenções periódicas deverão ser feitas por profissionais habilitados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) ou do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES). No entanto, a responsabilidade pela contratação destes profissionais é inteiramente do proprietário da edificação.

Próxima reunião

O GT Inspeção Predial Urbana se reúne novamente em 1º de novembro.

Falta de manutenção é principal causa de acidentes

Apresentado no XV COBREAP, pela Câmara de Inspeção Predial do IBAPE/SP, no ano de 2009, o estudo sobre acidentes ocorridos em edificações com mais de trinta anos faz uma relação entre “causa/efeito” dos acidentes e a forte relação com a Manutenção Predial. O estudo evidencia que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes estão diretamente relacionadas à deficiência ou à ausência de manutenção, à perda precoce de desempenho e à deterioração acentuada; e 34% dos acidentes possuem causa e origem relacionadas a vícios construtivos, denominados “anomalias endógenas”.

Leia também:

Crea-ES terá Grupo de Trabalho de Inspeção Predial Urbana

Grupo de Trabalho Agrotóxico do Crea-ES inicia atividades


Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar