Detalhes

Grupo de Trabalho Agrotóxico do Crea-ES inicia atividades

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 15:32, com última atualização em 29 de outubro de 2018 às 10:55

Um novo Grupo de Trabalho do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) iniciou suas atividades nesta terça (23/10). O GT Agrotóxicos (foto) irá aprofundar o debate técnico sobre a utilização dessas substancias em momento oportuno. Atualmente a legislação federal e estadual que disciplinam o uso, a produção, o consumo, o comércio, o armazenamento e o transporte interno dos agrotóxicos estão passando por atualização.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou da abertura do GT. “Iniciamos esse trabalho com um grupo formado por profissionais com muita experiência nessa área. O objetivo é aprofundar tecnicamente a discussão desse tema que possui relevância para sociedade”, disse.

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea-ES, Engenheiro Agrônomo Rosemberg Bragança, também participou da abertura do GT. O especialista destaca o caráter técnico do Grupo de Trabalho. “O GT Agrotóxico é técnico e cientifico, com profissionais que labutam na área faz muito tempo. Queremos trazer uma informação qualificada para nossa sociedade. Tenho certeza que teremos um trabalho e um documento que vai surtir efeito”, afirmou.

Legislações em tramitação

O Crea-ES participa do Fórum Espírito-Santense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (Fesciat) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e enviou, junto com 40 entidades, sugestões para atualização da Lei de Agrotóxicos (Projeto de Lei nº 6.299/2002), que tramita na câmara.

Vale lembrar que a Lei Estadual nº 5.760, de 2 de dezembro de 1998, alterada pela Lei Estadual nº 6.469, de 11 de dezembro de 2.000, disciplina o uso, a produção, o consumo, o comércio, o armazenamento e o transporte interno dos agrotóxicos, seus componentes e afins do Espírito Santo. Tal legislação será alterada no próximo mês.

CLIQUE AQUI e confira a legislação vigente no ES.

Grupo multidisciplinar

O GT Agrotóxicos foi aprovado na 1049ª Sessão Plenária Ordinária do Crea-ES. Sua formação é multidisciplinar. O grupo é composto por dois membros da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Crea-ES, bem como por representantes da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA/MAPA), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER). Instituições de Ensino Superior e do setor produtivo serão representadas por membros do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE/Ufes) e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex).

Próximas reuniões

Em sua reunião de instalação, o GT Agrotóxicos já definiu sua programação até o final de 2018. Novos encontros estão marcados para os dias 14 de novembro e 12 de dezembro.

O coordenador e coordenador adjunto do GT Agrotóxicos serão escolhidos na próxima reunião.

Leia também

Encontro Estadual de Fiscalização de Agrotóxicos do Idaf debate nova legislação de fiscalização de transporte, comércio e uso de agrotóxicos

Grupos de Trabalho do Crea-ES aprofundam debates sobre agrotóxicos e inspeção predial urbana

Crea-ES terá Grupo de Trabalho de Inspeção Predial Urbana

Crea encaminha sugestões para atualização da Lei de Agrotóxicos

Crea-ES intensifica debate sobre uso de agrotóxicos

Câmaras Especializadas de Agronomia de todo Brasil debatem impacto do uso de agrotóxicos


Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar