Detalhes

Engenheiros do Crea-ES e de todo país debatem Segurança do Trabalho em Natal (RN)

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 10:44, com última atualização em 19 de outubro de 2018 às 17:41

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) participa do 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) e da 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEST) do Confea/Crea. Os eventos estão sendo realizados em Natal (Rio Grande do Norte).

O 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho começou nesta quarta (17) e segue até dia 19 de outubro. Neste ano o Conest debate “Os Desafios da Segurança do Trabalho nos Dias Atuais”.

Participam do evento pelo Crea-ES o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, engenheiro eletricista e engenheiro de segurança do trabalho Rogério do Nascimento Ramos, e o consultor técnico, engenheiro civil e engenheiro de segurança do trabalho José Márcio Martins.

“Na pauta discussão do acobertamento profissional, infringência alínea c do artigo 6 da Lei Federal 5194/1966, bem como o registro de ART nos serviços de perícias de Engenharia de Segurança do Trabalho e de elaboração de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)”, destacou José Márcio.

O evento promove o debate entre engenheiros de Segurança do Trabalho sobre os principais problemas que afetam a área. O objetivo é buscar melhorias das condições de trabalho e eficácia na gestão. Ao todo, 350 profissionais se inscreveram. A programação inclui debates envolvendo diversos painéis, contando com a participação de Delegações de todos os Estados do país e do exterior, como Portugal, Angola e Cabo Verde.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o 20º Conest.

Reunião extraordinária da CCEEST no Crea-ES

Natal também sediou a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEST) dos Conselhos Regionais de Engenharia do Espírito Santo (foto abaixo). O Crea-ES também participou da agenda que foi realizada entre 16 e 18 de outubro.

"Foi aprovada a proposta de Vitória-ES sediar a  reunião extraordinária da CCEEST, agendada para 27 a 29 de Novembro de 2018, na sede do Crea-ES, dependendo agora da aprovação do Confea", explicou o engenheiro e coordenador da CEEST do Crea-ES, Rogério do Nascimento Ramos. 

Entre os assuntos da pauta da 3ª Reunião Ordinária da CCEST constaram ainda: discussão acerca de ART para laudos de perícias judiciais e para elaboração de PPRA; discussão sobre a Decisão Plenária nº0780/2018 que respondeu à Frente Parlamentar Mista de Segurança contra Incêndio do Congresso Nacional acerca de categorias competentes para assinar projetos de incêndio; além da apresentação da palestra “PCMAT, o X da Questão. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Engenheiro de Segurança do Trabalho

O engenheiro de segurança do trabalho cumpre papel de destaque no gerenciamento do ambiente de trabalho, seja coordenando equipes multiprofissionais, seja desenvolvendo projetos e ações preventivas, ou mesmo atuando como Perito Trabalhista. Atualmente, de acordo com dados estatísticos do CONFEA, são 41.739 profissionais dessa modalidade da Engenharia, no País, ativos e cadastrados nos conselhos regionais de Agronomia e Engenharia.

20º Conest

O 20º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest) é uma realização da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – Anest e Associação Dos Engenheiros De Segurança Do Trabalho do Rio Grande do Norte (Anest-RN). O intuito é estreitar o relacionamento das entidades do setor com o Sistema CONFEA/CREA/MUTUA.

Leia também: Número de acidentes de trabalho no Brasil cai 14%

Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES
Com informações de CREA-RN


Clique aqui para voltar