Detalhes

Crea-ES recomendado para certificação na nova versão do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001/2015

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 16:29, com última atualização em 17 de setembro de 2018 às 17:11

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo foi recomendado para a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001/2015. O resultado da auditoria foi apresentado nesta terça-feira (11/9) na sede do Conselho (foto). O Crea-ES foi certificado sem nenhuma não conformidade.

A ISO é uma norma que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. O Crea-ES já era certificado na versão 2008 da ISO desde 1999, agora o Sistema de Gestão de Qualidade foi atualizado para versão 2015, última atualização da norma. O processo de certificação foi concluído após auditoria interna, realizada de 6 a 8 de agosto, e auditoria externa, nos dias 5, 10 e 11 de setembro.

A auditoria externa foi feita pelos auditores do organismo certificador ABNT, Enilza da Silva Gonçalves da Costa e Leonardo Paste Rodrigues. “A ISO 9001/2015 garante aos profissionais que os processos serão executados da mesma forma. A norma implementa mais agilidade nos processos. O resultado significa que o processo do Crea-ES está no caminho certo”, destacou Leonardo.

Leia também: Gestão de Qualidade: Crea-ES inicia processo de recertificação para nova versão da NBR ISO 9001

Mais eficiente

Com o resultado, a sede do Crea-ES e as sete inspetorias (Vila Velha, Guarapari, Colatina, Linhares, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim) foram consideradas preparadas para garantir atendimento às necessidades de seus públicos-alvo e a continuidade na execução dos processos internos baseado nos indicadores exigidos. A migração para versão atualizada é passagem obrigatória para manter o sistema integrado nessa norma de padrão de qualidade. A atualização irá proporcionar aperfeiçoamento na qualidade dos processos internos e serviços do Conselho.

A assessora de engenharia – escritório da qualidade do Crea-ES, engenheira civil Ingrid Fornazier do Nascimento, explica que a certificação é importante ferramenta no atendimento das necessidades dos profissionais e empresas. "O CREA/ES conquistou uma importante certificação para a instituição: A migração do sistema ISO 9001:2008 para a versão 2015, que é a mais atual, significa que o Crea/ES adequou toda sua documentação (manual, procedimentos, formulários entre outros) para a versão 2015”, ressaltou Ingrid.

A analista de Sistemas do Crea-ES, Thais Marinho, falou do trabalho realizado pela equipe de certificação da ISSO 9001/2015, bem como destacou o resultado obtido. “Nosso resultado foi excelente. Não tivemos nenhuma não conformidade. Com essa nova versão aprimoramos nosso processo de gestão. Sem dúvida é uma vitória que sinaliza que estamos no caminho certo”, corrobora.

Consultoria continua  

O processo de certificação do Sistema de Gestão de Qualidade do Crea-ES na versão atualizada NBR ISO 9001/2015 foi auxiliado pela empresa S.A Consultoria de Gestão de Pessoas e Qualidade Limitada. Além de preparar o Conselho para auditoria interna e externa, a empresa ainda acompanhará os padrões implementados durante os próximos oito meses posteriores a certificação.

Os consultores da S.A Consultoria, Darlan Jader Melotti e Thelma Menezes de Andrade, destacaram o resultado positivo da auditoria e o processo de continuidade do trabalho. “Iniciamos o trabalho de consultoria em junho para reorganização dos processos segundo a ISO versão 2015. Toda metodologia procedimento foram revisados e aprimorados para uma gestão ainda mais eficiente, o resultado foi excelente”, apontou Darlan. “A ISO é uma melhoria continua. O foco do trabalho agora é afinar treinamentos, melhorar indicadores e metas, além de tirar qualquer dúvida”, complementou Thelma.

Flávio Borgneth
Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar