Detalhes

Novo padrão de sistemas climatizados: curso atualiza profissionais sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC)

Publicado em 02 de agosto de 2018 às 14:57, com última atualização em 10 de agosto de 2018 às 10:18

Empresas comerciais e industriais tiveram até o dia 3 de julho deste ano para se adequar ao Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). A partir desta data, a nova normatização será exigida nas fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária em todo o Brasil. Participe do Curso de Aperfeiçoamento sobre Implantação do PMOC e se atualize nessa nova norma técnica que garante a qualidade do ar nos ambientes climatizados.

O evento será realizado de 14 e 15 de agosto, das 9h às 17h, no auditório do Conselho de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). O Espírito Santo é pioneiro, ao lado de Alagoas, nos debates sobre o plano de manutenção, operação e controle.

PMOC

Essa nova norma objetiva assegurar a qualidade do ar nos ambientes climatizados de empresas de grande porte, edifícios e shoppings, entre outros, e garantir a boa qualidade do ar interior, considerando padrões de temperatura, umidade, velocidade, taxa de renovação e grau de pureza.

Enquanto a aplicação do PMOC é de responsabilidade da Vigilância Sanitária, a contratação de um responsável técnico habilitado para a elaboração do Plano de Controle deve ser fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) de cada Estado.

Pela Resolução nº 218/73 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que discrimina as atividades das diferentes modalidades profissionais da engenharia e agronomia, os responsáveis por elaborar e responder pelo PMOC nas empresas são os engenheiros mecânicos e industriais.

Inscrições

Profissionais registrados no Crea-ES – estando em dia com a anuidade, e estudantes de engenharia mecânica ganham 10% de desconto no investimento. Quem é associado ao SENGE-ES pode garantir 15% de desconto. Confira a tabela com os valores e opções de pagamento CLICANDO AQUI.

O curso

O Conselheiro do Crea-AL, engenheiro mecânico Francisco de Assis Medeiros, é especialista na área e irá ministrar o curso. Ele reforça a importância de se atualizar para cumprir integralmente a legislação e normas de segurança.

Segundo Medeiros, que é responsável técnico pelo PMOC em diversas empresas de Alagoas, a lei tem propósito de fiscalizar a qualidade do ar em edifícios e empresas. “A legislação trata da fiscalização, que é realizada pela vigilância sanitária, para garantir a qualidade do ar os ambientes climatizados e preservar a saúde da população que utiliza esses locais”, explica.

Mirella Ebani
Equipe de Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar