Detalhes

No Dia do Engenheiro de Minas, conheça as Maiores Minas do Brasil

Publicado em 09 de julho de 2018 às 17:34, com última atualização em 10 de julho de 2018 às 17:18

A história da mineração no Brasil como atividade socioeconômica começa no século XVII, com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculharam o interior do território em busca de metais valiosos (ouro, prata, cobre) e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas). Hoje a mineração brasileira é um segmento extremamente relevante na economia nacional e representa 4% do PIB brasileiro.

O que talvez não seja tão evidente é que o Brasil possui uma grande variedade de formações geológicas, o que resulta em uma grande diversidade de minérios. O país produz 72 substâncias minerais, entre minerais metálicos, não metálicos e energéticos. As maiores minas do Brasil são produtoras mundialmente reconhecidas e com capacidade muito além do que se imagina.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha produziu um mapa, baseado na publicação "200 Maiores Minas Brasileiras". O mapa apresenta dados, imagens de satélite e o ranking das principais minas do Brasil. CLIQUE AQUI para fazer o download.

Segundo a Câmara de Comércio, o mapa foi elaborado de maneira que se pudesse, de forma rápida e simples, identificar as 200 minas que se encontram em solo brasileiro. Além disso, o material traz os minérios que são explorados em cada uma das minas. As legendas podem ser acionadas em alemão, português e inglês.


Clique aqui para voltar