Detalhes

Energia solar em debate. Oportunidades no setor público podem crescer até 50% nos próximos quatro anos

Publicado em 21 de maio de 2018 às 15:16, com última atualização em 18 de outubro de 2018 às 22:31

Profissionais de todo Estado se reuniram no Conselho de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) para falar sobre uma fonte renovável de energia que não agride o meio ambiente. A energia fotovoltaica (solar) foi o tema do encontro realizado neste sábado (19/5). Os participantes debateram sobre o potencial desse mercado no setor público. A palestra “O Mercado de Energia Fotovoltaica no Setor Público - perspectivas e oportunidades” foi uma iniciativa do Grupo Pró Energia Solar ES em parceria com o Crea-ES. 

O grupo Pró Energia Solar ES foi criado em 2015 e, desde maio de 2016, realiza eventos em parceria com o Crea-ES. O objetivo dos membros é tornar o Espírito Santo referência em energia fotovoltaica. Os encontros sistemáticos realizados pelo grupo reúnem empresários, investidores, engenheiros, técnicos, eletricistas, clientes, professores e alunos para debater sobre essa tecnologia."Estamos abertos para entrada de novos participantes", disse o integrante e cofundador do Pró Energia Solar ES, engenheiro eletricista Pedro Pacheco Bacheti, que abriu a palestra da manhã de sábado - CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o Grupo Pró Energia Solar ES.

Desafios no setor público

Na sequência, o instrutor Pablo Magalhães, físico e diretor executivo da Safalux Eficiência Energética, proferiu palestra abordando os desafios e oportunidades da energia fotovoltaica no setor público. “O setor privado já tem crescimento considerável, acredito que o setor público (Estado e municípios) terá essa ascensão. Trabalho com o prognóstico de um crescimento de cerca de 10% nessa área nos próximos 12 meses e até 50% nos próximos quatro anos”, conta o especialista.

Em 2013 haviam apenas duas unidades de microgeração no Espírito Santo. Nos últimos cinco anos as instalações de energia solar cresceram 25.700% no Estado. O grupo Pró Energia Solar ES trabalha para que o Estado tenha mil telhados com energia fotovoltaica até o final deste ano. Para 2025 a meta é de 30 mil unidades de microgeração instaladas.

Atualmente, em um universo de 1,7 milhões de produtores de energia, o Estado possui 771 imóveis residenciais, comerciais e industriais que geram energia solar por meio do sistema integrado à rede da EDP, a chamada microgeração distribuída - juntos esse imóveis geram 3.793 KW por mês.

Leia também: "De olho no Sol: participe da palestra “O Mercado de Energia Fotovoltaica no Setor Público”

Oportunidade

Pablo reforça ainda que as empresas devem se preparar para o crescimento desse mercado nos Estados e municípios. “O setor público é diferente do privado, as empresas e profissionais devem saber lidar e conhecer a legislação para aproveitar as oportunidades. É importante que o Crea-ES continue abrindo espaço para essa discussão”, afirma.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, acredita que as entidades e conselhos da área tecnológica devem debater e incentivar o desenvolvimento e marcos legais de fontes energéticas sustentáveis. “Temos que incentivar a atualização dos profissionais para um mercado com enorme potencial e que ainda ajuda o meio ambiente”, disse.

Iniciativas começam no setor público

“O setor público está começando e Vitória saiu na frente”, disse Pablo, responsável pela instalação da "usina" de geração de energia solar na capital do Estado (Praça do Papa). Estão sendo instaladas 540 placas solares em uma área de, aproximadamente, 1 mil metros quadrados, recebendo diretamente a incidência da luz solar. A energia gerada será usada para iluminar, principalmente, as luminárias da cidade. A expectativa é de que o município economize 25 mil kWh, ou seja, cerca de R$ 100 mil por ano.

“Essa instalação vai produzir o equivalente ao consumo de 100 casas populares. Existe previsão de inaugurar em cerca de três semanas”, conta Pablo. Após a conclusão do projeto piloto na Enseada do Suá, a Prefeitura também tem planos de instalar placas para a captação de energia solar no estacionamento do Tancredão, no bairro Mário Cypreste. “Um edital para contratação dos chamados postes solares também está sendo aberta pela prefeitura de prefeitura de presidente Kennedy (Sul do Estado)”, complementa o especialista.


Clique aqui para voltar