Detalhes

Três conselheiros do Crea-ES participam do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

Publicado em 19 de março de 2018 às 17:03, com última atualização em 19 de março de 2018 às 17:59

Começou no último dia 18 de março, o 8º Fórum Mundial da Água, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. Com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e de outros parceiros, o evento será realizado pela primeira vez na América do Sul para discutir o tema “Compartilhando Água”.

O Crea-ES participa do Fórum, que prossegue até dia 23 de março, com a presença de três conselheiros e as expectativas deles são as melhores para o evento.

Segundo o Eng. Químico Breno Schmidt é preciso aproveitar a oportunidade de ir ao Fórum para instruir-se e trazer soluções. "Tenho grandes expectativas para o evento, é a oitava edição e, pela primeira vez, será realizado em um país do Hemisfério Sul. Temos que aproveitar a oportunidade para ver e trazer soluções para manter a qualidade e o uso sustentável da água", destaca.

O Eng. Agrônomo Jorge Luiz e Silva explica que o uso racional da água é a questão principal do evento e que pretende levar pautas para discussão. “O principal assunto a ser levado é a utilização da água na produção agrícola, que precisa ser mais bem controlada e fiscalizada. É uma honra ter sido indicado pelos conselheiros para participar de um encontro tão importante”, conclui.

E o Eng. Civil Ricardo Guariento frisa que é ótimo poder participar de um fórum sobre a água, já que é um elemento indispensável para a vida humana. “É um momento de podermos defender e aprender ainda mais sobre esse recurso e o uso dele. O Fórum vai nos ajudar e, quem sabe, arranjar soluções para recuperação de rios, como por exemplo, o Rio Doce”, diz.

O evento é o maior quando se trata da temática Água e ocorre a cada três anos. Já passou pela Coréia do Sul, França, Istambul, Turquia, México, Japão, Holanda e no Marrocos. O Fórum oportuniza um diálogo mundial, aberto e democrático e, também conscientiza sobre a conservação, proteção, planejamento e gestão deste líquido, que é essencial para a vida no planeta. A expectativa é que 10 mil congressistas e 45 mil visitantes passem pelo evento.

Os participantes poderão acompanhar atividades e discussões em diversos tópicos, tais como: água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas, debates políticos entre autoridades governamentais e parlamentares, grupo focal de sustentabilidade e ainda, interação no Fórum Cidadão, uma plataforma que incentiva o envolvimento efetivo da sociedade civil.

Para mais informações, acesse: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br

Mirella Ebani
Equipe de Comunicação


Clique aqui para voltar