Detalhes

Profissionais e estudantes atentos às oportunidades do mercado de drone

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 18:08, com última atualização em 12 de dezembro de 2017 às 18:11

Palestra sobre o assunto reuniu profissionais e palestrantes no auditório do Conselho, nesta segunda (11)

O mercado de drone está em ascensão e a expectativa é de que até 2020 esteja presente em inspeções de óleo, gás, energia, infraestrutura e transporte, segundo estudo da Gartner, empresa de consultoria em tecnologia. O assunto foi tema da palestra “Drones! Oportunidade de mercado” promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), nesta terça (11), no auditório do Conselho, em Vitória, e reuniu 70 pessoas.

Profissionais e estudantes se informaram sobre as oportunidades do uso de drones em serviços da engenharia, principais áreas de uso e as entidades envolvidas na regulamentação vigente com o instrutor e Eng. Civil Marco Antônio Santos Rocha.

Segundo o instrutor, o equipamento está, aos poucos, sendo inserido no mercado brasileiro. “O equipamento é utilizado em inspeção de fachada de prédios, telhados, entre outros lugares que fazem uso desse tipo de tecnologia, porém ainda é pouco utilizado em serviços de engenharia”, diz.

Atualmente, existem dois tipos de drones: asa fixa, utilizado principalmente em mapeamentos aéreo, filmagens e fotografia, e asa rotativa, utilizado nesse e em outros serviços. Os equipamentos ainda variam conforme o alcance, manobrabilidade e tempo de vôo.

O Meterologista Hugo Ramos fala da diversidade do drone como uma tecnologia nova. “Ouvimos falar sobre a questão de monitoramento de áreas, de mitigação de alguns impactos causados por eventos extremos, por exemplo, como após um período de chuvas, em que é possível avaliar uma região e como ela acabou se alterando. Com drone é mais fácil, pois aumenta o seu alcance, o seu campo visual, e pode ir além. Então, ferramentas como essa vão contribuir muito pela infinidade de informações que podem gerar por meio de softwares, de aplicativos, que servem justamente para mensurar alteração ou qualquer impacto que venha ocorrer”, pondera.

O Tecnólogo em Saneamento Gilberto Arpini Sipioni ressalta a importância da discussão do assunto. “Estamos implantando o uso de drone na área ambiental, e para nós esse tipo de palestra é bem importante. O palestrante citou alguns exemplos interessantes de uso, que nós não tínhamos pensado ainda. Esse é um tipo de discussão que ajuda a ampliar a visão”, ressalta.

Já o Engenheiro Civil Ridley Scott reforça a discussão de novas tecnologias. “O assunto é novo e a palestra foi interessante, pois fez uma introdução sobre o tema. E trazer pessoas que são especialistas na área agrega valor”, afirma.

Fernanda Gomes
Comunicação do Crea-ES
(27) 3334-9918 / 9936


Clique aqui para voltar