Detalhes

Unidade de Fiscalização realiza treinamento intensivo para os Fiscais

Publicado em 08 de dezembro de 2017 às 11:57, com última atualização em 08 de dezembro de 2017 às 11:59


15 fiscais que atuam em diversas regiões do estado se reuniram para atualizar e padronizar procedimentos. Na oportunidade também foi realizado o planejamento de ações para 2018.

Finalizou hoje (08) o treinamento da Unidade de Fiscalização para os fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). Durante quatro dias os fiscais recordaram atividades já realizadas durante o trabalho e receberam novos tablets para tornar as tarefas diárias mais ágeis. A abertura contou com a presença do presidente em exercício do Crea-ES, Eng. Civil José Antônio do Amaral Filho e com o superintendente Eng. Agrônomo Wolmar Roque Loss que fizeram elogios à atuação dos fiscais em todo o estado.

O treinamento do setor de Fiscalização é realizado para aprimorar e atualizar os procedimentos, as legislações, as resoluções, as orientações do Conselho Federal, e por fim padronizar o atendimento dos fiscais, para que a informação seja a mesma em todo o estado. Na oportunidade, foram planejadas as ações fiscais para 2018.

A programação contou com palestras e mesas-redondas. “Reunimos a equipe de Fiscalização e os Consultores Técnicos para alinhar os procedimentos e evitar retrabalhos, pois muitas tarefas são realizadas entre as duas Unidades”, explica o Gerente da Unidade de Fiscalização, Eng. Agrônomo José Adilson de Oliveira.

O Almir Costa é fiscal da Unidade e falou sobre procedimentos de segurança no trabalho que aprendeu num minicurso ministrado aqui no Conselho. A Rosiani Aparecida e Maiza Souza, supervisoras da Fiscalização, alinharam algumas tarefas realizadas no dia a dia para minimizar erros nos trabalhos da Unidade de Fiscalização.

Para agilizar ainda mais as tarefas, os fiscais receberam tablets com um sistema mais moderno.  Falando em tecnologia, todos os documentos do Conselho estão sendo digitalizados e para explicar melhor como funciona esse trabalho, a funcionária Eliana Pereira falou sobre a Gestão Eletrônica de Documentos (GED).

No ano de 2017, as irregularidades encontradas em obras e serviços pelos fiscais ficaram na ordem de 21,4%, sendo que em 2016 o número de irregularidades foi de 31,5%. Os resultados deste ano foram considerados muito bons em relação aos números de 2016, contando que a equipe de fiscais continua a mesma. “O resultado de 21,4% é referente ao período de janeiro a outubro de 2017 e é o melhor percentual já alcançado, conforme registro de atendimentos realizados”, concluiu o gerente da Unidade de Fiscalização.

Rafaela Bruna
Comunicação do Crea-ES
(27) 3334-9918 / 9936


Clique aqui para voltar