Detalhes

“Só conhecimento não basta. É preciso ter atitude e desenvolver habilidade”

Publicado em 26 de maio de 2017 às 14:41, com última atualização em 26 de maio de 2017 às 17:27

Palavras são de especialistas que ministraram curso sobre como formar jovens líderes

Identificar potencialidades, estimular a liderança, encontrar soluções, lidar com dificuldades, exercitar habilidades, entre outras questões, são fundamentais para a formação de líderes. O assunto foi tema do curso Encontro para Formação de Liderança, que aconteceu na quarta-feira (24), de 8 às 17h30, no auditório do Crea-ES (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo), na Enseada do Suá. Cerca de 40 pessoas, entre profissionais recém-formados e estudantes da área tecnológica participaram do curso.

O instrutor da Master Minds André Costa, professor e mestre em Tecnologia da Informação, e o diretor e instrutor da Master Minds José Carlos Sá, orientaram os participantes em como se posicionar no mercado.

Segundo André Costa, é preciso ter mais que conhecimento para ser um profissional diferenciado. “Só conhecimento não basta. É preciso ter atitude e desenvolver habilidades. A técnica do C.H.A. comprova isso: são 15% de conhecimento em resultados, sendo os outros 85% distribuídos em habilidades e atitudes. É preciso saber fazer, como fazer e querer fazer, para fazer a diferença na empresa e se destacar no mercado”, revela.   

O curso, promovido pelo Crea-ES e o Crea Jr, foi distribuído em atividades dinâmicas e palestra, e busca agregar conhecimento aos participantes para inserção no mercado de trabalho.

Maneiras para mudar atitudes, a forma de pensar e interagir com outras pessoas e o mundo ao redor foram abordados no curso. “Estamos mostrando algumas habilidades e competências que, se colocadas em prática, farão com que mudem suas atitudes, conseguindo resultados melhores e até, quem sabe, conseguindo o resultado  almejado”, destaca o instrutor Costa.

“A proposta é mostrar competências para que os jovens estudantes e profissionais, ao se densevolverem no mercado, possam se tornar líderes melhores e empreendedores, engajados e promovendo trabalho em equipe, cada vez melhor, ou aprimorar o trabalho que já vem sendo feito, com visão de gestão”, pondera Costa.

Aprendizado

Para a recém-formada em Engenharia Ambiental, Natália Candotti, o workshop superou as expectativas. “Vim com o intuito de aprender mais. E aprendi! A dinâmica, os instrutores sempre nos colocando para cima, acredito que isso nos motivou muito. Não foi uma palestra clichê e chata. Fizemos dinâmicas, conversamos e tivemos oportunidade de falar também. Gostei muito!”, diz.

O mesmo aconteceu com o estudante do 9º período de Engenharia Elétrica e diretor de eventos do Crea Jr, Pedro Henrique Franco. “O curso está sendo muito bom, superando as expectativas, está mostrando o nosso autoconhecimento, a viver em sociedade liderando equipes, liderando as pessoas e a nossa própria vida. Está contribuindo muito para, como futuros profissionais do Conselho, a viver a vida de líder, tanto empresarial, quanto nas nossas próprias vidas”, pondera.

Já o recém-formado em Engenharia Civil Fábio da Silva Portes falou sobre o aprendizado. “O curso é muito interessante, pois aborda vários temas, como questões interpessoais. Por exemplo, muitas vezes achamos que alguma coisa é problema nas outras pessoas, nas equipes, e, às vezes, o problema está internalizado em nós, não é? Estamos aprendendo que temos que resolver esses problemas dentro da gente para poder fazer com que a equipe caminhe junto. Mostrar como o autoconhecimento é importante, e mais, em como saber olhar para si e melhorar o coletivo”, diz.

A estudante do 5º período de Engenharia Civil, Lorena Alves Guimarães, também aprovou o curso. “Estou achando muito legal, principalmente para nós, estudantes, que não temos contato com o mercado para conversar sobre liderança e relacionamento interpessoal. E isso é muito interessante! Não vivemos ainda essa época, mas passamos a ter noção de como tudo pode acontecer”, revela.

Doação

Ao todo, 40 kits de higiene pessoal, com shampoo, creme de pentear, desodorante e hidratante, foram recebidos. As doações fazem parte da inscrição social para o curso. Os kits serão doados para a Entidade Recanto do Ancião, em Aracruz. 

Fernanda Gomes
Comunicação do Crea-ES
(27) 3334-9936 / 9918


Clique aqui para voltar