Detalhes

Crea-ES participa da construção da nova matriz curricular do curso de Engenharia Sanitária Ambiental do Ifes

Publicado em 28 de março de 2017 às 12:05, com última atualização em 28 de março de 2017 às 18:33

A apresentação aconteceu no Campus Vitória e reuniu estudantes e professores

O assessor institucional do Crea-ES, Orlando Zardo Júnior, participou da apresentação da matriz curricular do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Ifes – Campus Vitória, na sede da Instituição. Participaram do evento estudantes, servidores, a coordenadora do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Mariangela Dutra de Oliveira, e a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do campus, Marcia Regina Pereira Lima.

A participação do representante do Crea-ES fez-se importante para esclarecer dúvidas sobre o registro do engenheiro sanitarista e ambiental junto ao órgão, que tem a prerrogativa legal de regulamentar a atividade dos profissionais das engenharias. Orlando fez um resgate histórico da área, falou da necessidade de regulamentação profissional e ressaltou a importância da parceria entre o Ifes – Campus Vitória e o Crea. "A organização do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Ifes é referência dentro do Crea na análise dos cursos", afirmou Orlando. 

Os participantes discutiram as oportunidades de trabalho possibilitadas pela formação em Engenharia Sanitária e Ambiental e esclareceram dúvidas sobre a nova matriz curricular do curso, válida a partir de 2017/1. O processo de revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PCC) foi realizado ao longo de 2016, por uma comissão de professores que recebeu contribuições dos representantes dos alunos do Colegiado e do Crea-ES. 

Para a coordenadora do curso, "o momento foi importante para esclarecer as dúvidas de todos os alunos sobre as competências profissionais do engenheiro sanitarista e ambiental e sobre a nova matriz curricular. É sempre bom ouvir as considerações dos nossos estudantes. As novas sugestões recebidas foram registradas e serão avaliadas nas próximas revisões do PPC", diz.

A ação nas Instituições de Ensino Superior acontece desde 2012, e consiste na participação institucional para discutir atribuições profissionais dos egressos dos cursos na área tecnológica.

Palestra no Senai

Além da participação no Ifes, o assessor realizou também palestra para alunos dos cursos Técnicos de Eletrotécnica e de Mecânica do Senai do Civit, em Serra. Ao todo, 60 alunos participaram da reunião, que mostram interesse sobre como funciona o Conselho, atividades e legislação. 

O conselheiro do Crea-ES, Eng. Eletricista e de Seg. do Trabalho, Rogério do Nascimento Ramos, prestigiou a apresentação e deu suas contribuições para a vida profissional dos alunos.

Segundo o instrutor técnico em Eletrotécnico do Senai, Sérgio Fernando Provete, a palestra foi positiva. “Foi bom para esclarecer aos alunos e formandos a importância da profissão do técnico e qual é a instituição que dá amparo legal para exercer a profissão. Essa orientação é fundamental”, ressalta.  


Com informações:
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória e da Comunicação Crea-ES


Clique aqui para voltar