Detalhes

Câmaras definem coordenadores nacionais e metas para 2017

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 08:40, com última atualização em 02 de março de 2017 às 10:06

Reunião da Câmara Industrial nacional no VI Encontro de Líderes

Coordenador da Câmara Industrial do Crea-ES passa a integrar a equipe nacional, e coordenadores do ES avaliam seus representantes e estabelecem propostas de trabalho.

As coordenadorias nacionais das Câmaras Especializadas para o mandato de 2017 foram definidas no último dia 20 e ações no dia 21, sendo uma delas composta por um coordenador capixaba.

No segundo mandato como coordenador, o Eng. Mecânico Carlos De Laet Simões Oliveira, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Crea-ES, assumiu, na esfera nacional, o cargo de coordenador adjunto. Laet tem boas expectativas para o mandato. “Este será um ano de muito trabalho, com projetos diversificados. É um desafio prazeroso, pois vemos um movimento da Câmara, de empenho e resultado”, destaca.

Comissões temáticas, criação do manual de fiscalização, inspeção predial, workshop, microempreendedor individual, entre outras propostas, são frentes de trabalho para este ano. 

Coordenadoria da Câmara Especializada Engenharia Industrial (CCEEI)
Coordenador: Carlos Alberto Lopes Perez Jr. (Crea-PE)
Coordenador adjunto: Carlos De Laet Oliveira (Crea-ES)

 Ao todo, os coordenadores das câmaras especializadas do Espírito Santo avaliaram como positivas as composições dos novos coordenadores.

A decisão na Câmara de Civil foi boa, segundo o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-ES, Eng. Civil Ramiro Moreira Silva. “A escolha mais acertada devido ao belo trabalho que a Alice vem desempenhando, principalmente, em relação às discussões junto a ABNT”.

Questões como o ensino e as atribuições profissionais, sombreamento com outras profissões e Conselhos, a fiscalização do exercício e atividade profissionais e de responsabilidade técnica, normas e procedimentos e a valorização profissional são as propostas de trabalho para este ano.

Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CCEEC)
Coordenadora: Alice Helena Coelho Schöll (Crea-RS)
Coordenador adjunto: Jorge Luiz Fernandes Oliveira Lira (Crea-RN)

Em elétrica, o foco é na continuidade das atividades segundo o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-ES, Eng. Elétrico João Bosco Anício. “A Câmara tem procurado dar continuidade à pauta de um mandato para o outro, e acrescentar outros itens relevantes. O candidato eleito já tem esse compromisso, e o adjunto está no mesmo processo, acompanhando os trabalhos. A expectativa é positiva".

Algumas ações de trabalho já foram estabelecidas como a implantação do manual de fiscalização, concluído ano passado; atribuições dos profissionais da área; workshop sobre energias renováveis, entre outras demandas que surgem em função da legislação, da tecnologia e da necessidade do país.

Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CCEEE)
Coordenador: Sérgio Cesário Nunes (Crea-AM)

Coordenador adjunto: Martinho Nobre (Crea-PB)

Na opinião do coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-ES, Eng. Agrônomo Jorge Luiz e Silva, a eleição definiu dois candidatos com representatividade política e conhecimento sobre o Sistema. “Acreditamos que teremos maior valorização profissional, o fortalecimento da fiscalização em todas as câmaras do país, maior interação ente Crea e sociedade, a partir da atuação mais forte em relação ao agrotóxico, que pela falta de profissional devidamente habilitado no campo, como engenheiro agrônomo, técnico agrícola, técnico agropecuária, tem ocorrido acidentes e contaminações de rios e alimentos. Além da questão do cumprimento do salário mínimo profissional, em órgãos públicos, que não são cumpridos”, diz.

Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO)
Coordenador: José Reinaldo de Sá Falcão (Crea-AL)
Coordenador adjunto: Davi Martinotto (Crea-MT)

A linha de trabalha contribuiu para a eleição de acordo com a coordenadora da Câmara Especializada de Química do Crea-ES, Eng. Química Uara Sarmenghi Cabral. “Foi um consenso entre os conselheiros pela continuidade dos trabalhos já desenvolvidos no ano passado, bem como dar a possibilidade de no próximo ano também ser possível essa linha”, diz.

Na primeira reunião foram definidos itens como a impressão de uma cartilha intitulada “Engenharia Química: Os profissionais e suas atribuições, e material para treinamento de fiscais.

Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ)
Coordenadora: Damaris Kirsch Pinheiro (Crea-RS)
Coordenador adjunto: Marcelo Alexandre Prado (Crea-SP)

A Eng. de Minas, Adriana Martins Di Spirito Rocha, representante da Engenharia de Minas no Crea-ES, avaliou como positiva a definição da coordenadoria. “A expectativa de atuação é boa, pois temos representantes com vasta experiência e ativos”, pondera.

Entre as propostas de trabalhos, destaca-se a fiscalização profissional em órgãos governamentais – referentes à geologia e minas - procurando termos de cooperação com órgãos de atuação da área de recursos naturais, a análise de normativos e instruções dos ministérios, a recomposição de Grupos de Trabalhos (GTs) e de comissões internas. 

Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas (CCEGM)
Coordenador: Augusto César Gusmão Lima (Crea-GO)
Coordenador adjunto: Ronaldo Malheiros Figueiredo (Crea-SP)

“Estamos com um bom grupo, e agora devemos dar continuidade aos trabalhos definidos”, comenta o coordenador da Câmara de Segurança do Trabalho do Crea-ES, Sérgio da Silva Julio. A definição de agenda e a criação de novas frentes de atuação de temas que variam de ensino, fiscalização, prevenção de combate a incêndio, perícia a avaliação ambiental, resultou na criação de nove comissões.

Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST)
Coordenador: Luiz Andrade Mosca Cunha (Crea-RJ)
Coordenador adjunto: Luiz Antônio de Melo (Crea-PE)

O consenso também guiou a reunião da Engenharia Florestal, segundo o representante do Crea-ES, Luiz André Reis. “Os representantes são de grande competência. O coordenador, por exemplo, tem boa experiência pelo Estado do Rio Grande do Sul ser referência na atuação na área florestal, sendo a Câmara da área em funcionamento há mais tempo”, diz. 

Para este ano, foram definidas três propostas de trabalho: elaborar a relação de conflitos e sombreamento de atribuições com outras profissões, reformular os normativos que concedem atribuições aos Engenheiros Florestais e acompanhar, divulgar e fortalecer a PNS 63 no Sistema Confea/Crea e na sociedade.

Coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CCEEF)
Coordenadora: Ivone da Silva Rodrigues (Crea-RS)
Coordenador adjunto: Ailton Pacheco (Crea-RO)

“As expectativas são boas, pois os coordenadores atuais já estavam atuando na comissão no ano passado e darão continuidade aos trabalhos”, destaca a coordenadora da Comissão de Ética do Crea-ES, Eng. Civil Patrícia Brunow.

Na definição do programa de trabalho ficou definido o levantamento de dados estatísticos de infrações do Sistema Confea/Crea, a realização de palestra sobre ética profissional na SOEA, definir alterações de propostas para a resolução nº 1.004/2003, entre outras.

Comissão Nacional de Ética dos Creas (CNCE)
Coordenador: Welhiton Adriano de Castro Silva (Crea-MG)
Coordenador adjunto: Cassius Ferreira Gariglio (Crea-TO)

A coordenação de Agrimensura (CCEAGRI) também foi definida, sendo Sebastião Ademir Branco (Crea-SC), o coordenador e Márcia Virgínia Cerqueira Campos (Crea-BA), coordenadora adjunta.

No Colégio de Presidentes (CP) assumiram como coordenadores Modesto Ferreira dos Santos (Crea-RN) e Laércio Aires dos Santos (Crea-AP), e no Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Ângelo Petto Neto (Crea-SP), como coordenador e Valmir Pietsch, como adjunto.


Fernanda Gomes
Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar