Detalhes

Período de férias exige cuidados especiais com as crianças

Publicado em 09 de janeiro de 2017 às 18:04

Cacos de vidro, brinquedos quebrados e elementos de fixação pontiagudos são problemas encontrados em áreas de lazer

Época de férias, crianças em casa e os pais ficam preocupados em organizar uma programação divertida para ocupar o dia-a-dia dos pequenos. Acontece que a fiscalização e a supervisão na hora da recreação é a chave da segurança – que não deve jamais ser esquecida ou deixada de lado porque acidentes em playgrounds são mais comuns do que se imagina.

Em áreas de lazer, por exemplo, é de suma importância verificar se os equipamentos são apropriados à idade da criança. É importante, também, ficar atento aos perigos como pregos expostos, traves e superfícies instáveis. O Consultor Técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Engenheiro Mecânico Igor Trancoso falou sobre os cuidados que devem ser tomados. 

“É importante verificar se as estruturas metálicas não estão trincadas, averiguar os pontos de solda, analisar se a rede de uma trave de futebol está bem esticada e ver se os elementos de fixação (parafusos e pregos) não estão pontiagudos”, explica.

Cair faz parte da brincadeira e é inevitável. As superfícies e o chão dos parquinhos também merecem ser levados em conta. Para absorver o impacto da queda, é considerável que o piso seja coberto com algum material macio, emborrachado ou seja revestido com grama ou areia. Os pisos de concreto podem agravar as quedas, resultando em sérios acidentes. Mesmo que o playground da escola ou do condomínio seja fabricado com brinquedos e materiais modernos, nada substitui a supervisão e a importância de ter um adulto por perto.


Laís Magesky 
Comunicação do Crea-ES
3334-9936/3334-9918





Clique aqui para voltar