Detalhes

Crea-ES participa de evento sobre redes de computadores e sistemas distribuídos

Publicado em 20 de maio de 2015 às 18:17, com última atualização em 21 de maio de 2015 às 13:50

O Crea-ES é um dos apoiadores do XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), que acontece até a próxima sexta-feira (22/5), no Centro de Convenções de Vitória. O SBRC é um importante evento científico nacional sobre o assunto e um dos mais prestigiados na área de Ciência da Computação.

De acordo com o consultor técnico do Conselho, Eng. Eletricista Orlando Zardo Júnior, que está participando do simpósio, a programação é extensa e contribui para enriquecer o conhecimento a respeito do tema. “A programação está rica em conteúdos, como palestras, workshops e minicursos. Eu, por exemplo, participei do minicurso sobre geração distribuída de energia, que é voltado para a minha área de conhecimento, entretanto, há diversos outros direcionados para as demais áreas abrangidas pelo evento. Além disso, conta com a participação de grandes entendedores do assunto”, disse.

O simpósio conta com a presença de especialistas como o diretor Administrativo da Microsoft Research, Chandu Thekkath; do cientista da equipe do Lawrence Berkeley National Laboratory’s Network Research Group, Vern Paxson; da PhD em Ciência da Computação pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Radia Perlman; do professor do Departamento de Ciências da Computação da University of Massachusetts Amherst, Arun Venkataramani; entre outros.

Um item da programação que também chamou a atenção do consultor do Crea foi o workshop da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sobre segurança e monitoramento de redes, integração de tecnologias de computação em nuvem, gestão de identidade, videocolaboração, experimentação remota e novas formas de autoria para ensino e pesquisa. “A apresentação foi muito significativa, pois tratou da questão do trabalho colaborativo, como ele pode ser usado, por exemplo, na medicina para fazer cirurgias remotamente. O interessante é que esses métodos já estão sendo praticados nas universidades”, explicou Zardo.

Para o supervisor de T.I do Crea, Manfredo dos Santos Gomes, o evento é o mais importante do segmento no país e aborda questões que podem ser adotadas no Conselho. “Estão sendo apresentados diversos trabalhos de professores e alunos do mundo inteiro sobre o aumento na invasão de sites, o que contribui para o conhecimento de novas formas de segurança da informação que estão sendo desenvolvidas para combater os ataques de rackers. O evento traz diversos conteúdos interessantes para o setor e que são discutidos por grandes especialistas da área. A ideia é implementar esses métodos num futuro próximo aqui no Crea”, completou.


Aleandro Coelho
Equipe de Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar