Detalhes

Nova ART do Crea-ES oferece mais segurança e agilidade

Publicado em 08 de maio de 2015 às 14:27, com última atualização em 08 de maio de 2015 às 15:00

O novo sistema de cadastramento é inédito e criado pelas equipes de ART, TI e consultores técnicos do Conselho

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do Crea-ES irá mudar. A partir de julho, os profissionais registrados no Conselho terão acesso ao novo sistema de cadastramento, muito mais seguro, dinâmico e com a opção inédita de preenchimento por empresas.

Outra novidade é que, a partir do lançamento do novo sistema, o profissional poderá salvar parcialmente o preenchimento de sua ART e também terá a opção de edição antes de concluir o trabalho. Hoje, na hora do cadastramento da ART, o profissional precisa preencher todas as informações de uma única vez. Caso tenha necessidade de editar alguma informação, é necessário recomeçar todo o processo.

O novo projeto de ART vem sendo idealizado desde 2013 pelas equipes de ART, Tecnologia da Informação e Consultoria Técnica do Crea capixaba. Todo sistema foi construído baseado na Resolução 1.025/09 do Confea e por meio de consultas a Creas de outros estados. A segurança do software foi melhorada graças à tecnologia de ponta utilizada para criação: “.NET”.

Evolução histórica da ART

O modelo e o processo para cadastramento das ARTs tiveram importantes mudanças nos últimos anos. Até 2001, o profissional precisava se dirigir ao Crea para solicitar os arquivos para preencher suas ARTs manualmente. Cada profissional tinha direito de pegar 25 créditos de ART em um disquete para utilizar offline.

Em 2002, foi criada a versão online da ART, que passou a funcionar juntamente com a opção manual personalizada que continha o nome e o título do profissional e foi utilizada até 2008. A partir de 2009, o cadastro das ARTs passou a ser exclusivamente online.  

Hoje, em 2015, o Crea-ES inova na criação de um sistema próprio e inédito de cadastramento com mais segurança para seus profissionais registrados e controle das atividades a serem executadas por cada titulação profissional.

Mariana Guedes
Comunicação do Crea-ES


Clique aqui para voltar