Detalhes

GT Meio Ambiente e Sustentabilidade definiu coordenador e adjunto

Publicado em 09 de abril de 2015 às 15:11, com última atualização em 14 de abril de 2015 às 15:39

O Grupo de Trabalho Meio Ambiente e Sustentabilidade se reuniu na noite desta quarta-feira (8) e decidiu como coordenadora, a Eng. Florestal Simone Coutinho Lacerda, e como coordenador adjunto, o Eng. Florestal Dione Marcos Lima Costa. O calendário de reuniões mensais também foi aprovado, e o GT já se prepara para dar andamento às pautas com temas sobre recursos hídricos, energia, acessibilidade urbana, agricultura de baixo carbono, sustentabilidade, entre outros.

A coordenadora, Eng. Florestal Simone Coutinho avalia que a sustentabilidade já faz parte da engenharia, porém precisa se mostrar mais proativa nos âmbitos social, ambiental e econômico, gerando desenvolvimento nestas três dimensões de forma conjunta. “O profissional da engenharia precisa trilhar lado a lado com a sustentabilidade, desde a elaboração do projeto, até a implantação da obra. E o objetivo de nosso GT é inserir a temática junto à sociedade e aos profissionais de Engenharia e Agronomia, que atuam em empresas privadas e órgãos do sistema público. Precisamos fazer com que as pessoas tenham um olhar mais sustentável para as demandas e que a engenharia e a agronomia impulsionem esta transformação através de novas tecnologias e processos sustentáveis”, afirma.

Todos os GTs são acompanhados por consultores e, neste, o consultor do Crea-ES, Eng. Eletrônico e Segurança do Trabalho Paulo Cesar Tinelli, esteve presente e achou os assuntos a serem trabalhados pelo GT bem oportunos. “Os temas são bem atuais e merecem atenção, principalmente com a crise hídrica que estamos enfrentando, onde as bacias hidrográficas e o reflorestamento de nascentes merecem atenção”, ressaltou.  

Mesmo em caráter temporário, o GT é um órgão que tem por finalidade estudar, analisar ou apresentar soluções para problemas internos ou externos. E vale lembrar que o trabalho é honorífico. Ao todo, o Conselho conta com seis GTs, definidos durante a 995ª sessão plenária.

Confira os integrantes do GT Meio Ambiente e Sustentabilidade:

Eng. Florestal Simone Coutinho Lacerda (coordenadora)

Eng. Florestal Dione Marcos Lima Costa (coordenador adjunto)

Eng. Alimentos Marco Antonio Sartori

Tec. Em Meio Ambiente Amanda Clarisse Pinto

Eng. Florestal Marcos Franklin Sossai

Eng. Eletricista Afonso Celso de Oliveira

Eng. Civil Elson Texeira Gatto Filho

Eng. Agrônomo Rosemberg Bragança

Eng. Civil Jaime Oliveira Veiga

Eng. Civil José Antonio do Amaral Filho

Eng. Florestal Pedro de Carvalho

Eng. Eletricista Sérgio Augusto Costa



Lorena Zanon

Iá Comunicação


Clique aqui para voltar