Detalhes

Corte de recursos federais trava desenvolvimento da infraestrutura

Publicado em 20 de março de 2015 às 17:58, com última atualização em 20 de março de 2015 às 17:59

Crea-ES pontua energia, transporte e logística como focos estratégicos à competitividade

O corte de investimentos federais mais uma vez irá atrasar o desenvolvimento do Espírito Santo. Após o cancelamento das obras do aeroporto, a duplicação da BR 262 no Estado está prestes a ir por água abaixo.

Em tempos de crise a margem para investir sem planejamento é bem pequena, ou quase nula. Por isso, para atacar estrategicamente o problema, é preciso mapear os gargalos e agir de forma precisa. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) atento a essa necessidade elaborou um mapeamento completo dos principais problemas de infraestrutura em diversas áreas da economia capixaba, assim como propostas de soluções, através de uma agenda para o novo governo. 

Segundo o Crea capixaba, investimentos se tornam essenciais para a retomada de um crescimento sustentável a longo prazo. E questiona como haverá desenvolvimento com a queda da receita pública no Estado. O presidente do Crea-ES, Eng. Agrônomo Helder Carnielli, afirma que a  resposta está em ações estratégicas e pontuais, atacando os três grandes entraves do setor industrial em termos de infraestrutura: energia, transportes e logística.

“Não é possível pensar em melhorias sociais sem antes solucionar essas questões, pois é dali que sai boa parte da verba da economia. As carências de infraestrutura reduzem a competitividade, inibem a agregação de valor e freiam o desenvolvimento capixaba”, afirma.

Além disso, para o presidente do Conselho será preciso muita articulação política por parte do Governo Estadual que está começando o mandato junto às lideranças federais para evitar que o Espírito Santo seja, novamente, desprezado no repasse de verbas e conclusões de obras importantes. De qualquer forma, até para evitar essa situação, é preciso tomar medidas independentes do Governo Federal e buscar melhorias para o estado.

Crea-ES e BR 262

O Crea-ES posicionou-se incisivamente a respeito do processo de duplicação da BR-262, alertando as autoridades do setor, inclusive a bancada federal capixaba e a população, a respeito das fragilidades contidas no edital de duplicação da BR-262.

Na época, a entidade destacou a necessidade do Espírito Santo reafirmar sua capacidade de serviços logísticos eficientes, em condições de operar a movimentação de contêineres que o habilite a integrar uma Plataforma Logística do Sudeste. Pois essa nítida vocação, segundo o Crea-ES, experimenta a ameaça de um processo distorcido com o possível corte na duplicação da BR-262. 


Mariana Guedes
Lorena Zanon

Iá! Comunicação




Clique aqui para voltar