Detalhes

Seminário inédito no Crea-ES ensina técnicas avançadas em manutenção de máquinas

Publicado em 26 de fevereiro de 2015 às 18:48, com última atualização em 27 de fevereiro de 2015 às 12:49

Cerca de 80 profissionais participaram da capacitação

Evitar possíveis falhas em máquinas elétricas rotativas e observar o momento em que se deve fazer a limpeza das mesmas foram uns dos itens trabalhados pelo PhD em engenharia Elétrica, graduado pela Universidade de Waterloo, Canadá, Greg Stone, em Seminário no Conselho capixaba, nesta quarta-feira (25).

Considerado um dos maiores experts na área de manutenção e ensaios em hidrogeradores, Greg passou conhecimentos aos profissionais ligados à área de inspeção, manutenção e testes em máquinas elétricas rotativas. Ele ensinou testes que possibilitarão auxílio no dia a dia dos profissionais para não prejudicar a produção.

O presidente do Crea-ES e Eng. Agrônomo, Helder Carnielli, agradeceu interesse dos profissionais e ressaltou que o Conselho é a casa de todos da área tecnológica.

O técnico Eletricista da Samarco, Ronaldo da Silva, avaliou como uma experiência bem positiva o conhecimento que adquiriu na capacitação. Ele conseguirá observar uma possível falha antes que ela ocorra. “Achei interessante o curso, e pra mim é uma experiência nova, porque a empresa em que trabalho adotou esse sistema de capacitores desde o ano passado. Tive um aprimoramento de conhecer mais o equipamento e os possíveis problemas que venham a acontecer futuramente. Como atuo na parte preventiva, com equipamentos que ficam 24h em operação na área de produção, evitaremos que pare o processo produtivo”, comentou.

Os participantes também acharam bem didático o seminário, mesmo com auxílio do tradutor, o assunto ficou bem entendido, como afirma o Eng. Eletricista da Tereme, Leonardo Pizzeta Ferreira. “O teste elétrico que o Greg Stone nos ensinou é diferente do que utilizamos hoje na empresa. Mas aprendemos uma forma de analisar a saúde do motor e atuar preventivamente, para o motor não parar. Não temos estes equipamentos na empresa, mas se for adquirido, estamos preparados, já temos uma boa noção do teste”, ressaltou.

O seminário foi uma parceria entre o Crea-ES, Iris Power, Tereme Engenharia, ISA-ES - International Society of Automation e Sindifer – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo.

Lorena Zanon

Iá! Comunicação


Clique aqui para voltar