Detalhes

Rosalém lamenta morte de Antonio Ermírio de Moraes

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 15:54

O presidente do Crea-ES, Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho Fred Rosalém Heliodoro lamentou hoje a morte, aos 86 anos, do conhecido empresário e Engenheiro Antonio Ermírio de Moraes, na noite de ontem, domingo. Moraes nasceu em São Paulo, no dia 4 de junho de 1928. Rosalém comentou que “o registro, quase obrigatório se dá, não apenas pela sua ligação com a Engenharia, mas por ter sido ao longo de sua vida uma pessoa diferenciada, líder empresarial de grande influência no país”.

Rosalem destaca que o empresário Antonio Ermírio de Moraes diplomou-se Engenheiro Metalúrgico ainda muito jovem, aos 21 anos, no ano de 1949. Sua graduação foi pela Colorado School of Mines dos Estados Unidos. Aos 61 anos, portanto em 1989, voltou à mesma Universidade para receber o honroso título de Doutor em Metalurgia. Sua liderança empresarial vinha de berço, pois conseguiu destacar-se multiplicando os bons resultados de alguns negócios que herdou do pai.

O empresário era presidente do Conselho de Administração do Grupo Votorantim. O Grupo se notabilizou pela atuação empresarial principalmente nos negócios com cimento, papel, química, eletricidade, sucos e outras. Não obstante o sucesso empresarial, Antônio Ermírio desenvolveu uma intensa atividade no campo da saúde. Desenvolveu esforços, especialmente em favor do Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo. Seu objetivo era permitir que a instituição pudesse manter mais de 50 por cento dos seus serviços em favor de pessoas carentes, já atendidas pelo SUS.

Antônio Ermírio era, segundo destacou Fred Rosalém, um militante ativo da vida brasileira. “Teve participação ativa em esforços em prol do desenvolvimento e democratização do Brasil. Envolvendo-se pessoalmente com as causas, foi personagem central em inúmeras campanhas de geração de emprego, educação e saúde em todo o país. Era membro da Academia Paulista de Letras.

Além disso, ainda escrevia artigos, publicados em jornais e revistas de âmbito nacional. Também gostava de teatro, tendo escrito e produzido três obras, com foco nos problemas do cidadão brasileiro, que foram bem aceitas em várias cidades do país. Foram elas: Brasil S.A., SOS Brasil e Acorda Brasil.

Agnelo Neto
Assessoria de Imprensa do Crea-ES


Clique aqui para voltar