Detalhes

Artigo - Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC e o ensino da Engenharia

Publicado em 22 de julho de 2014 às 13:01, com última atualização em 23 de julho de 2014 às 10:52

Eng. Eletricista Carlos Marcelo Pereira*

Em termos objetivos, o Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) destaca-se como polo de serviços e qualificação profissional para as regiões onde está inserido, inclusive no aspecto cultural, com a formação de inúmeros profissionais qualificados. Esses profissionais, por sua vez, vêm se destacando na sociedade em vários campos do saber– assim como no desenvolvimento econômico – já que muitas atividades se desenvolveram e se desenvolvem em seu entorno.

O UNESC promove um amplo trabalho junto às comunidades, tanto em Colatina quanto em Jacaraípe, Serra, evidenciando sua responsabilidade social, tão cobrada, hoje, junto às empresas. Essa preocupação com a responsabilidade social faz parte dos projetos do UNESC, a começar pela valorização humana e avançando para o desenvolvimento das comunidades em que atua.

Essas ações cidadãs e éticas incluem as áreas de conhecimento oferecidas pela Instituição e, periodicamente, são desenvolvidas atividades em parceria com órgãos públicos e iniciativa privada, visando oportunizar melhor qualidade de vida à população.

Com esses serviços, passa o UNESC a estreitar ainda mais seus laços de parceria com a sociedade, evidenciando sua vocação como prestador de serviços e sua responsabilidade social.

Ou seja, o UNESC, em seus quase 50 anos de história, não é fruto de um esforço isolado, mas de toda a comunidade educativa e também a comunidade externa, já que a instituição está diretamente envolvida com as populações seu entorno. O UNESC é uma escola de todos, uma escola motivadora de sonhos e carreiras. Isso, certamente, é a grande diferença.

Por tudo isso, essa Instituição educacional representa uma conquista para todo o povo que habita em sua área de abrangência. É a realização de um sonho construído sobre os alicerces do trabalho, da competência, do sacrifício, da experiência e, sobretudo, da esperança em um futuro promissor para muitas pessoas, especialmente os jovens.

Contando, atualmente, com aproximadamente 4.000 (quatro mil) alunos – três mil em Colatina e mil em Jacaraípe –, o UNESC insere-se na própria história do Estado como centro de educação superior e polo regional de extensão de serviços à comunidade. Com ambos os campus consolidados, o Centro Universitário do Espírito Santo segue seu ritmo de desenvolvimento, sempre com um olho no futuro e outro na qualidade do ensino.

Portanto, o UNESC assume, hoje, uma importância ímpar em termos de compromissos com as regiões onde está implantado, destacando-se, também, pelo vanguardismo, por seu pioneirismo e ousadia em investir em tecnologia, corpo docente, bibliotecas e laboratórios, ampliação dos espaços físicos, dentre outros, visando constantemente a melhoria, não só da qualidade do ensino que ministra, mas preocupando-se também com a formação integral do ser humano.

A vocação do UNESC, voltada para a educação superior, surgiu com o objetivo de propiciar à juventude da década de 60 a oportunidade de um curso universitário, no caso, o jurídico. Foi uma semente abençoada, semeada em terreno fértil e que vicejou produzindo muitos frutos. Hoje, a semente se fez árvore frondosa, com ramos que se estendem em direção a outras áreas do saber.

A Instituição foi se expandindo e, com muito trabalho e amplos investimentos em infraestrutura, alcançou, em outubro de 2000, o status de Centro Universitário. Essa autonomia conquistada abriu as portas a novos cursos em novas áreas do conhecimento, como as Ciências da Saúde e Educação, que, juntamente com as Ciências Jurídicas, as Ciências Empresariais e Ciências Exatas, passaram a compor os saberes que hoje orientam os cursos deste que é o primeiro Centro Universitário do Estado do Espírito Santo.

As Engenharias

Os cursos de Engenharia do UNESC, precisamente Engenharia Civil e Engenharia Mecânica, tiveram início no ano de 2010. As atividades práticas desses Cursos são desenvolvidas no prédio denominado “Bloco I”. O Bloco I, com 3.552,00 m2 de área construída, abriga, no pavimento térreo, o Laboratório de Inspeção e Instrumentação, Laboratório de Solda, Laboratório de Usinagem, Laboratório de Geotecnia, Laboratório de Estruturas e Laboratório de Manutenção Mecânica. O primeiro pavimento abriga duas salas de aula, Laboratório de Instrumentação, Laboratório de Gás e Lubrificação, Laboratório de Topografia, Laboratório de Elétrica e Laboratório de Hidráulica.

O UNESC investe nos cursos de engenharia, pois, em consonância com estudos e prognósticos atuais, acredita que a visão de mercado de trabalho voltada para essa área é de grande destaque entre as especulações de mercado na sociedade atual.

Falando especificamente da engenharia civil, tem sido grande a procura por essa profissão entre os futuros universitários. Não é difícil entender essa demanda, pois o mercado da construção civil brasileira vive um momento de crescimento exponencial e, inevitavelmente, esse foi o cursor da grande procura. As habilitações da engenharia civil podem abranger as seguintes grandes áreas: construção, estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento e transportes, sem contar com a grande demanda desse profissional por atuação nas áreas de gestão e administração de empresas. Infelizmente, o campo de atuação desse profissional pode oscilar dentro do mercado de trabalho conforme o momento de economia do país.

Já na Engenharia Mecânica, o panorama também é bastante animador. Considerado um dos pilares das engenharias, o mercado de trabalho para o engenheiro mecânico recém-formado é abrangente e com atividades bastante diversificadas. É a área da engenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração, bem como ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

Nesse contexto, a importância do CREA é indiscutível, pois, como órgão regulador e fiscalizador de atividades profissionais, seu apoio e reconhecimento aos cursos de engenharia do UNESC representam mais um aval à qualidade que nosso Centro Universitário agrega à formação dos futuros engenheiros.


  *Carlos Marcelo Pereira, 48 anos, é Engenheiro Eletricista e coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica do Centro Universitário da Unesc.


Clique aqui para voltar