Detalhes

Inspeção predial é discutida em Brasília

Publicado em 16 de abril de 2014 às 09:30, com última atualização em 16 de abril de 2014 às 09:58

Em reunião realizada na última segunda-feira (14/4), no Confea, em Brasília, engenheiros representantes do Ibape; de condomínios particulares; do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi);  do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e da Caixa Econômica Federal, discutiram a elaboração do projeto de normas brasileiras  sobre procedimentos e terminologias para inspeção predial.

O encontro foi realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  A elaboração da norma técnica tem o objetivo de reduzir a ocorrência de tragédias anunciadas como a da boate Kiss, em Santa Maria (RS), queda de marquises e desmoronamento de edificações provocadas por reformas mal planejadas, entre outras.



Segundo o conselheiro do Crea-ES, Eng. Eletricista Henrique Zimmer, que participou da reunião representando o Crea-ES,  “quando se normatiza alguma coisa você cria segurança para a sociedade.  Se a gente já tivesse uma norma dessas não teria acontecido aquele acidente como aconteceu no restaurante na Praia do Canto. Isso geralmente acontece quando uma obra é mal construída ou reformada e, que pode ser evitada com esta normatização.  A norma vem trazer benefícios para a sociedade.” – explicou.

Para Zimmer, “é de extrema importância a participação do Crea-ES na construção desta norma.  No próximo mês acontece uma nova reunião onde serão apresentadas as contribuções das entidades que participam deste processo. A ideia é que nós do Conselho também possamos levar nossa colaboração para o aperfeiçoamento deste projeto, pois temos o dever de contribuir na melhoria da segurança da sociedade capixaba.” – disse.

Segundo o texto do projeto, a norma técnica sobre a realização de inspeções prediais vai definir os procedimentos e abrangência, e ainda fixar diretrizes, conceitos, terminologias e convenções relativas a edificações de qualquer natureza, urbanas e rurais. Antes de sua conclusão, o texto da norma ainda passará por ajustes e será discutido com a sociedade.

 

Aleandro Coelho
Equipe de Comunicação do Crea-ES
Com informações do Confea


Clique aqui para voltar