Detalhes

Crea-ES emite 371 autos de infração em mutirões realizados no norte do estado

Publicado em 13 de junho de 2022 às 16:07

No primeiro quadrimestre de 2022, mutirões de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) na região norte do estado geraram 371 autos de infração por irregularidades em obras e serviços nas áreas de engenharia, agronomia e geociências. O número representa 20% do total de 1857 autos de infração emitidos pela equipe de fiscais em todo o estado durante os primeiros quatro meses do ano. Os mutirões foram realizados nos municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré, Sooretama, Nova Venécia, Vila Pavão, Linhares, Colatina, Laranja da Terra e Aracruz. 


A implementação das estratégias de fiscalização adotadas pela nova gestão desde o início de 2021 tem provocado um desempenho exponencial das ações fiscais no Conselho. Para ter uma ideia, durante todo o exercício de 2020, a Unidade de Fiscalização registrou a emissão de 2828 autos de infração em todo o Espírito Santo. Em 2021 esse número saltou para 6047, mostrando um aumento de 113,83% em relação ao ano anterior. E, em 2022, apenas no primeiro quadrimestre do ano, 1857 autos de infração foram emitidos pela instituição no sentido de cumprir sua missão de valorizar os profissionais e oferecer segurança à sociedade.


O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva, considerou positivo o resultado dos mutirões: “Ações como essas contribuem para inibir a atuação dos leigos e dar mais garantia para a sociedade na contratação de profissionais habilitados ou empresas registradas no Crea-ES.  Um número elevado de autos de infração não é um valor sem consequências. O resultado mais latente do aumento de irregularidades expostas é a segurança da sociedade. Obras com falhas de protocolo e atuação de leigos representam riscos diretos à comunidade”, argumentou.


Fiscalização forte é essencial


O gerente da Unidade de Fiscalização Engenheiro Civil Leonardo Leal e o gerente adjunto Fernando Barros,  que vem coordenando regularmente os mutirões, consideram que os bons resultados alcançados desde 2021 são frutos de uma atuação técnica, focada e disciplinada e que a inibição da atividade de leigos também gera oportunidades de mercado, aumentando a procura por profissionais ou empresas de engenharia qualificados e registrados no Conselho. “Em curto, médio e longo prazos, a fiscalização rígida e técnica valoriza o profissional da engenharia, da agronomia e das geociências”, disse ele.


Ter uma fiscalização atuante é uma das principais funções do Crea-ES. O canal de denúncias, no site do Crea-ES, é uma das principais ferramentas para comunicar atividades suspeitas, ilícitas ou qualquer outra demanda que necessite da intervenção do Conselho. Qualquer pessoa pode entrar em contato com órgão e contribuir para a segurança de todos acessando o site www.creaes.org.br ou fazendo o contato pelo telefone 3221-2732.


Clique aqui para voltar