Detalhes

Crea-ES sedia tribuna livre dos candidatos à vaga de desembargador do TJES

Publicado em 07 de dezembro de 2021 às 11:56

Os então advogados e concorrentes ao cargo já estão em campanha há meses e esse evento marca uma etapa essencial que é o debate e apresentação dos candidatos ao público.


A tribuna, que aconteceu nessa segunda (6/12) no auditório do Crea-ES, foi promovida pelo Sindicato dos Advogados do Estado do Espírito Santo (Sindiadvogados-ES), com apoio da Ordem de Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES). 


Além dos 12 candidatos que concorrem a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o evento também teve como participantes a vice presidente da OAB-ES Anabela Galvão, o diretor de eventos dos Sindiadvogados Ben-Hur Farina, a representante da comissão eleitoral Ana Paula Peixoto, o presidente da câmara de vereadores de Vitória Davi Esmael, o anfitrião e presidente do Crea-ES Eng. Jorge Silva e demais autoridades municipais e estaduais.


O anfitrião do evento, presidente do Crea-ES Eng. Jorge Silva, cedeu o espaço do Conselho para a reunião dos advogados. "A democratização do país passa pela redemocratização de sua autoridade máxima. E esta é uma fase de engrandecimento da democracia brasileira", disse o presidente.


Para Luiz Telvio Valim, presidente do Sindiadvogados-ES, “o Quinto é de extrema importância, por levar ao Judiciário a visão da advocacia e da sociedade. Esse processo permite que tenhamos uma Justiça mais próxima do cidadão. A OAB-ES faz a escolha do Quinto de forma direta. Assim, a classe passa a ter uma interação muito maior com os candidatos, garantindo uma escolha da forma mais democrática possível”.


No dia 13 de dezembro ocorrerá a próxima etapa da eleição para o cargo de desembargador no ES.  Será feita uma consulta direta ao corpo de advogados para elencar 6 candidatos e, após o afunilamento da lista, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo irá escolher 3 candidatos que serão apresentados para escolha do governador do estado, Renato Casagrande.


Clique aqui para voltar