Detalhes

Coordenadores das Câmaras de Engenharia Química e Agronomia se reúnem em Vitória

Publicado em 02 de dezembro de 2021 às 11:26, com última atualização em 07 de dezembro de 2021 às 11:54

Participaram do evento conselheiros do Sistema Confea/Crea e Mútua de todo o país


Termina hoje a 4ª Reunião Nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Química (CCEEQ) e de Agronomia (CCEAGRO). O evento, que teve início na última segunda-feira (29/11), no Centro de Convenções de Vitória, reuniu os coordenadores nacionais das modalidades de Química e Agronomia do Sistema Confea/Crea e Mútua, além de profissionais especialistas convidados. Foram deliberados assuntos de interesse das áreas para se construir propostas de melhorias.


Para o presidente do Conselho, Eng. Jorge Silva, as expectativas das reuniões foram superadas: “para o Espírito Santo e para o Brasil é muito importante que essas reuniões tenham sido um sucesso. Eu me sinto honrado em ter recebido as reuniões das coordenadorias nacionais das câmaras de engenharia química e de agronomia, muitos frutos positivos sairão delas. Com isso, a gente vai ter a efetividade da atenção à sociedade e de novos direcionamentos para fiscalização das atividades profissionais”, afirmou.


Formação acadêmica de profissionais e fiscalização foram destaques


Assuntos importantes que ficaram em ênfase durante a pandemia da Covid 19, como Educação a Distância – EaD e as novas Diretrizes Curriculares de Engenharia (DCNs), que estão sendo implementadas nas Instituições de Ensino foram discutidas pelos conselheiros durante as reuniões. De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor técnico do Crea-ES José Adilson, a qualidade da formação dos profissionais de engenharia têm preocupado os conselheiros. “Em relação ao ensino, discutimos propostas com algumas alternativas de solução para serem encaminhadas ao Confea”, aponta.


Segundo a coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Química do Crea-ES, a engenheira química e de segurança do trabalho Cintia Villa Bullus, também foi feita uma análise do funcionamento das câmaras regionais no decorrer da pandemia do novo Coronavírus. “Buscamos sempre, apesar das dificuldades, manter a realização dos trabalhos adaptando-se às necessidades do momento. Produzimos também o Plano Anual de Fiscalização, de acordo com as diretrizes para 2022”, explicou. 


Também foram discutidas propostas para a melhoria do processo de fiscalização dos Conselhos Regionais, tanto na área da Engenharia Química quanto da Agronomia. “Queremos somar e construir com a fiscalização do exercício profissional nas atividades abrangidas pelas Engenharias, Agronomia e Geociências, contribuindo sempre para a segurança da sociedade”, pontuou a Eng. Cintia Villa Bullus. 


O evento também contou com palestras de aprimoramento e análise do cenário científico para os profissionais. Para José Adilson, as reuniões contribuem não apenas para projetar melhorias para os setores, como também proporcionam um intercâmbio de experiências entre os Conselhos. “Nós temos coordenadores de norte a sul e de leste a oeste. Então, sempre temos a oportunidade de trocar ideias, de um contar para o outro o que está sendo feito de bom na sua região e aproveitar essas experiências. Então, há muita troca de informações e de trabalhos que são elaborados nos Conselhos e que são repassados”, comentou.


Clique aqui para voltar