Detalhes

Centenas de pessoas participam da abertura do mais expressivo congresso realizado na história do Crea-ES

Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 10:31, com última atualização em 06 de dezembro de 2021 às 18:07

Um público estimado em 500 pessoas tomou o Centro de Convenções de Vitória na noite desta terça-feira (30/11) para assistir a cerimônia de abertura do maior evento de Governança na Área Tecnológica do país e o mais expressivo encontro subsidiado pelo  Conselho de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) em toda a sua história.


O Congresso de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade na Área Tecnológica, realizado pelo Conselho em parceria com a Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Espírito Santo (Apea-ES), reuniu gestores públicos, representantes de órgãos de controle, lideranças da área tecnológica, dirigentes empresariais, autoridades acadêmicas e até da embaixada de Cabo Verde.


"Estamos muito felizes de receber representantes da área tecnológica de todos os estados da Federação. Destacamos as presenças de conselheiros, presidentes de Creas, governantes nacionais, regionais e municipais que se reuniram hoje conosco para dar início à realização de algo histórico. Esse grande evento, realizado em parceria com todas as entidades de classe registrados no Crea Espírito Santo, trará benefícios não só para os profissionais do nosso estado, mas de todo o Brasil; beneficiará não só a sociedade capixaba, mas a população brasileira. Temos apenas que agradecer e celebrar", disse o anfitrião, presidente do Crea-ES Eng. Jorge Silva. 


O Governador do Estado do Espírito Santo, Eng. Renato Casagrande, enalteceu a importância do encontro e mostrou-se à vontade diante de profissionais da mesma categoria de sua formação. "Que bom estar cercado de engenheiros, de engenheiras e de todos os demais profissionais da área tecnológica. A engenharia trata de temas da atualidade e isso é fundamental para nossa sociedade", disse ele. Para o Governador, sua gestão tem um papel fundamental para cumprir e, com a ajuda dos profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, essa missão será concretizada com mais facilidade. "Temos o privilégio de ter um estado equilibrado nas suas contas fiscais e, por isso, temos a oportunidade de gerar competitividade profissional. Quando vemos um auditório como esse, me sinto animado em enfrentar os desafios para tornar o  estado ainda melhor para nossa sociedade", afirmou.


Durante a exposição na mesa de abertura, o superintendente do Sebrae no Espírito Santo Pedro Rigo trouxe novidades com a possibilidade de um trabalho diferenciado com o Crea-ES: "Estamos desenhando uma parceria que pode ser inédita.  O Sebrae vai atuar junto com o Crea em um projeto de gestão empreendedora nos escritórios de engenharia, de agronomia e de geociências para contribuir com essas empresas. A gestão empreendedora é uma ação que o Sebrae faz com muita expertise. Vamos atuar não apenas com empresas, mas nos colocarmos à disposição para atender aos profissionais que queiram montar seus negócios a partir de sua atuação profissional", adiantou.   


O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Eng. Joel Kruger, fez uma explanação sobre as ações do Conselho Federal nas áreas de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade. "Nós fazemos a defesa da sociedade, atuamos nos interesses coletivos e é  aí que atuamos com a fiscalização. Temos que fazer a defesa da boa prática profissional e, por isso, agradeço aos que aqui organizam esse evento. Obrigado pela oportunidade e parabenizo o tema. Tenho certeza que a engenharia será o grande motor do desenvolvimento e da recuperação econômica. Somos fundamentais nesse processo", enfatizou Joel Kruger.


O procurador da republica do Ministério Público Federal Carlos Vinicius Soares Cabeleira agradeceu a oportunidade de participar do evento e se colocou à disposição para fazer a ligação entre o Ministério Público Federal e os Conselhos Federal e Regional do Espírito Santo de Engenharia e Agronomia. "Eu devo registrar aqui que o presidente do Crea-ES Eng. Jorge Silva, buscou estabelecer este ano um contato mais próximo com o Ministério Público, empenhou-se em dar mais transparência no sentido de resolvermos as questões inerentes às duas esferas de forma mais rápida e buscar também conhecer e trazer o conhecimento mútuo das partes. Poderia dizer que a gente tem que construir uma ponte. O Ministério Público vai construir uma ponte, uma ponte com o Conselho, uma ponte com a sociedade. Posso até dizer ao presidente Jorge Silva, que é engenheiro agrônomo, que vamos plantar uma semente de colaboração mútua com o Ministério Público. O Crea-ES pode ser um grande parceiro do Ministério Público na busca da defesa dos interesses públicos e do aprimoramento da legislação", anunciou.


A extensa programação do Congresso de Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade começa nesta quarta-feira (1/12) e prossegue até sábado (4/12) com a realização de inúmeros painéis que tratarão da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas organizações, das perspectivas do mercado da construção civil e os desafios da mobilidade urbana, das novas leis de Licitações (14.133/2021) e Licenciamento Ambiental, Segurança Alimentar, perspectiva da produtividade de alimentos, reuso da água para irrigação e a utilização de biogás como fonte de energia térmica, elétrica e de uso automotivo. Confira a programação disponível no site www.creaes.org.br


Durante esse período, nos dias 2 a 4 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória (ES), o Crea-ES também participará com um estande da ESX - Espírito Santo Innovation Experience, o maior evento de Inovação, Empreendedorismo, Transformação e Negócios do Espírito Santo. O espaço irá gerar oportunidades, conhecimento e experimentação para negócios tradicionais, inovadores e para a sociedade. Visite o estande do Conselho na ESX - Espírito Santo Innovation Experience. Venha ver e viver o futuro!


Clique aqui para voltar