Detalhes

Óleos Essenciais: live apresenta oportunidades de produção do Espírito Santo

Publicado em 17 de setembro de 2021 às 16:23

As técnicas de produção de óleos essenciais em pequenas propriedades do Espírito Santo estarão em cena na Live “Trilogia de Óleos Essenciais: Desenvolvimento Tecnológico na produção de Óleos Essenciais no Espírito Santo com Foco em Pequenas Propriedades Rurais”. O tema terá como palestrante o Engenheiro Florestal, Professor Laercio Couto, PhD pela Universidade de Toronto, Canadá. A palestra será transmitida no próximo dia 22, às 19 horas, pelo canal youtube.com/tvmutua.



Os óleos essenciais são obtidos por meio de técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Eles podem acalmar, estimular, conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até atuar como inseticida, fungicida, bactericida, repelente e agente de limpeza natural.


Clima favorável


De acordo com o professor Laercio Couto, o Espírito Santo, por ter os climas costeiro e de montanha, propicia uma boa oportunidade de produção variada de óleos essenciais. “Espécies nativas da Região do Caparaó, como a Candeia, são valiosas para a extração de óleos utilizados pela indústria de cosméticos, por exemplo, por não causar alergia em crianças e idosos. Outras plantas também podem ser produzidas em terras capixabas, como a Corymbia citriodora e a Melaleuca alternifolia. Alguns óleos, como o Alfabisabolol são extraídos da madeira e outros, como o Safrol e o Citronelal, das folhas das plantas”, explica Laercio.


Na Live, que tem realização do Sindicato dos Engenheiros do Espírito Santo (Senge-ES) e da Mútua-ES – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, com apoio do Instituto Ibramar, Crea-ES, Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes) e Associação Capixaba de Engenheiros Eletricistas (ACEE), serão apresentadas as oportunidades de exploração dessa cultura no Estado. Na ocasião, também será disponibilizado o suporte técnico, treinamento, material, entre outros requisitos para os produtores do Espírito Santo.

 

Serviço:


Live: “Trilogia de Óleos Essenciais: Desenvolvimento Tecnológico na produção de Óleos Essenciais no Espírito Santo com Foco em Pequenas Propriedades Rurais”
Palestrante: Professor Dr. Eng. Florestal Laercio Couto
Data: 22/09/2021
Horário: 19 horas

Canal: http://youtube.com/tvmutua

Fonte: Senge-ES e Mútua-ES


Clique aqui para voltar