Detalhes

Pesquisa, extensão e capacitação profissional são temas de reunião entre Crea-ES e Ifes

Publicado em 22 de julho de 2021 às 20:51

Nesta quinta (22/7), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Eng. Jorge Silva, e o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Jose Pela, se reuniram para discutir ações voltadas para o desenvolvimento e valorização de pesquisas, ensino e extensão no Espírito Santo, além de realizações voltadas para a capacitação profissional. 

Na ocasião, o Ifes declarou apoio na realização do 4º Congresso Brasileiro Governança, Fiscalização, Competitividade e Sustentabilidade nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências - a ser realizado em Vitória, nos dias 30 de novembro a 4 de dezembro. Também foi abordado o estabelecimento de um acordo de cooperação para a instalação de um núcleo de apoio a indústria e comércio nas novas alocações no Ifes, em Jardim da Penha.


No mês de abril, a instituição de ensino recebeu, da Secretaria de Patrimônio da União do Estado (SPU-ES), a concessão de uso dos antigos Galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizados em Jardim da Penha, em Vitória. Segundo informações do Ifes e veiculadas pela A Gazeta, o projeto para o local contempla a instalação da Reitoria; do Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor); de um Centro Tecnológico, que abrigará o Polo de Inovação; da Agência de Inovação do Ifes (Agifes); da Incubadora; além de laboratórios multiuso um espaço maker.


Dentre os núcleos a serem implantados no local e segundo o assistente de tecnologia do Crea-ES e tecnólogo em rochas ornamentais Cássio Santos de Carvalho, que também esteve presente na reunião, o Laboratório de Prospecção e Pesquisa em Rochas (LabProsPer) é uma das intenções. O projeto tem como objetivo captar recursos para aplicá-los em pesquisas benéficas para o comércio e a indústria do Espírito Santo.


Também participam do encontro o assessor da presidência do Crea-ES e Tecg. em Gestão Ambiental Dario Antônio de Almeida, o assessor de tecnologia do Crea-ES, Ronaldo Nevez Cruz, e o pró-reitor do Ifes Luciano Toledo.


Clique aqui para voltar